Buscar

Para Wallon, qual era a importância na questão do afeto?

💡 2 Respostas

User badge image

Larissa Saraiva

Henri Wallon (1879-1962), responsável por investigar a emoção geneticamente, diz que ela é a primeira manifestação de necessidade afetiva do bebê e o elo dele com o meio, tanto biológico como social. Isto é, quando a pessoa nasce, ela é só emoção. "Essa descoberta é muito importante, senão vital, para os que trabalham com os pequenos, pois saber que eles não vão reagir de forma racional às coisas interfere na forma de lidar com as circunstâncias que os envolvem", diz Silvia Rodrigues, docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Quando uma criança faz birra, por exemplo, e o adulto não entende que essa é uma reação normal, ele pode perder o controle da situação. Mas não adianta tentar argumentar racionalmente com a criança num momento de crise como esse, pois ela tende a não escutá-lo, visto que encontra-se em uma turbulência emocional. "Muitos pais e educadores atribuem uma intencionalidade às ações dos pequenos, como se eles quisessem chamar a atenção propositalmente. Mas não é isso o que ocorre. Essas manifestações emocionais fazem parte da construção do 'eu' da criança, que vai se delineando pouco a pouco", diz Leny Magalhães Mrech, livre-docente pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

1
Dislike0
User badge image

Isabel Almeida

Questão 9

Afeto e construção do conhecimento. Wallon mostrou que as crianças também têm corpo e emoções (e não apenas cabeça) na sala de aula, pois sua teoria pedagógica diz que o desenvolvimento intelectual envolve muito mais do que um simples cérebro.

Segundo Wallon, quais são os estágios de desenvolvimento?



a )Estágios da psicogenética walloniana: 1º Impulsivo-emocional, 2º Sensório-motor e projetivo, 3º Personalismo, 4º Puramente exterior às obrigações, 5º Adolescência.



b )Estágios da psicogenética walloniana: 1º A aprendizagem-emocional, 2º Sensório-motor e projetivo, 3º Personalismo, 4º Categorial, 5º Adolescência. A processo puramente exterior.


c )Estágios da psicogenética walloniana: 1º Impulsivo-emocional, 2º Sensório-motor e projetivo, 3º Personalismo, 4º Categorial, 5º Processo interior.



d )Estágios da psicogenética walloniana: 1º Impulsivo-emocional, 2º Sensório-motor e projetivo, 3º Personalismo, 4º Categorial, 5º Adolescência.



e )Estágios da psicogenética walleriana: 1º Impulsivo-emocional, 2º Sensório-motor e projetivo, 3º Desenvolvimento, 4º Categorial, 5º As obrigações.



0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais