Elementos de Teoria Geral do Estado.
CARLOS ALBERTO CERQUEIRA DOS SANTOS
explicando brevemente.
O Estado de Direito constitui um conceito ligado ao constitucionalismo moderno, tendo origem com o advento das revoluções burguesas e tendo por bases estruturais a noção de poder constituinte e direitos humanos. Adimitiu-se a ideia de um poder pela constituição e da necessária prodeção de direitos fundamentais, anteriores a criação do estado e suprapositivos. Isto é, concebe-se o estado com poder limitado ao devido processo legal ao direito, por isso chama-se Estado de direito.
O conceito de poder constituinte teve origem, sendo largamente influenciado, pela ideias de Sieyès para quem o poder pertencia a nação e posteriormente ao povo, ideal largamente difundido pela revolução francesa.
A contribuição do liberalismo foi tão marcante para o fenômeno que a ela se reconhece a nomenclatura de constitucionalismo liberal, donotado pela forte limitação do estado à constituição, pela via da abstenção do estado de intervir, e a criação da separação dos poderes, pregando a fiscalização de um poder pelo outro em um sistema chamado pelo pensadores de "checks and balances" traduzido na doutrina pátria para "freio e contrapesos". Pois, repare, o interesse da burguesia era manter o estado longe de sua propriedade, muitas dessas noções influenciaram uma releitura da tributação e da legalidade (mais isso é matéria para outra pergunta :p).
Assim, fincaram-seas bases do constitucionalismo moderno que posteriormente incoporaria tons de maior atividade estatal com o constitucionalismo social.
Espero ter ajudado
Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.
Introdução Elementar das Humanidades
•UCP
Leidi Souto
Compartilhar