Buscar

Explique por que para Durkheim se o indivíduo não se sentir parte do corpo social ocorrerá uma série de anomalias sociais.

💡 2 Respostas

User badge image

Max Well Bruno

O indivíduo não se identificando com a sociedade, não irá cumprir as normas estabelecidas. Logo, irá praticar anomias, atitudes que não fazem parte do corpo social. 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Émile Durkheim foi um cientista francês responsável pela criação da sociologia, conhecido como pai desta ciência que tem a finalidade de estudar e observar o funcionamento social.

Para Durkheim, a Sociologia deve estudar os fatos sociais, os quais possuem três características: coerção social; exterioridade; poder de generalização. Os fatos sociais apresentam vida própria, sendo exteriores aos indivíduos e introjetados neles a ponto de virarem hábitos.


Para Durkheim, a Sociologia tinha por finalidade não só explicar a sociedade como encontrar remédios para a vida social. A sociedade, como todo organismo, apresentaria estados normais e patológicas, isto é, saudáveis e doentios.

Toda a teoria sociológica de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais têm existência própria e independente daquilo que pensa e faz cada indivíduo em particular. Embora todos possuam suas "consciências individuais", seus modos próprios de se comportar e interpretar a vida, podem-se notar, no interior de qualquer grupo ou sociedade, formas padronizadas de conduta e pensamento. Essa constatação está na base do que Durkheim chamou de consciência coletiva.


Quando um indivíduo é excluído da consciência coletiva, ele se sente como se não fizesse parte da sociedade e, portanto, não possui uma motivação para continuar coexistindo naquele meio social: logo, retiradas as convicções e motivações de uma pessoa, começam a acontecer as chamadas anomalias sociais: Indivíduos com problemas psicológicos ou “socialmente desajustados”.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais