Buscar

O que o fato de os médicos não recomendarem a exposição da nossa pele ao sol forte, sem proteção, tem haver com a fenômeno da desnaturação do DNA?

💡 2 Respostas

User badge image

Maria Jose Franklin Henrique

Os raios UVA/UVB podem dificultar a transcrição do DNA o que gera uma mutação genética e multiplicação de células afetadas que será o melanoma. Lógicamente que depois de uma grande exposição ao sol muito quente que tenha formado uma queimadura na pele.
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Exatamente!

A desnaturação é o nome dado para o processo de quebra das estruturas secundária e terciária de uma proteína, em que as mesmas, quando submetidas a aquecimento, agitação, radiações ultravioleta e raios X, sofrem mudanças nas suas propriedades, sendo destruídas principalmente suas propriedades fisiológicas. Com o aumento da temperatura, por exemplo, há a quebra das interações hidrofóbicas, esse é o chamado processo de desnaturação.

Mais especificamente, a desnaturação ocorre quando as pontes de hidrogênio entre as cadeias complementares se rompem e as fitas se separam e, nesse contexto, a temperatura de desnaturação depende do comprimento da molécula e da composição específica da sequência de nucleotídeos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais