Buscar

Digestão de ruminantes e monogástricos

diferença entre os dois tipos de digestão?

💡 3 Respostas

User badge image

Karina Fruh

Os monogástricos possuem um estômago simples, onde toda a mucosa é glandular e responsável pela digestão química-enzimática.

Já os ruminantes possuem uma região aglandular, responsável pela digestão fermentativa do capim através de microrganismos adquiridos do ambiente, sendo extremamente importante na ruminação.

1
Dislike0
User badge image

Karol Barroco

Vamos lá,

Monogástricos: (mono=1 gastrico= digestão) são os animais que apresentam um estômago simples, com uma capacidade de armazenamento pequena e que digere o alimento com substâncias produzidas no próprio organismo portanto o fornecimento de alimentos deve ser constante. Existem monogástricos carnívoros como o cão e o gato; herbívoros como o coelho e o cavalo; e onívoros como as aves e os suínos.

Poligástricos: (latim científico: Ruminantia) os ruminantes tem vários "estômagos" onde acontecem diversos estágios da digestão, além de apresentar microoganismos que digerem celulose para eles, como no caso das vacas. Estes são uma subordem de mamíferos artiodátilos, que inclui os veados, girafas, bovídeos e por vezes incluídos até mesmo os camelos, caracterizados. Os ruminantes possuem vários compartimentos gástricos, por isso são também denominados de poligástricos. Os compartimentos nos ruminantes são quatro... rúmen, retículo, omaso e abomaso. O termo ruminantes advém do fato destes animais ruminarem, ou seja, depois de ingerirem rapidamente o alimento, entre os períodos de alimentação eles tornam a regurgitar o alimento para a boca, onde é de novo mastigado (ruminado) e deglutido

1
Dislike0
User badge image

Antônio Vinicius Iank Bueno

Nos ruminantes, previamente a digestão glandular (ocorrida no estômago químico), ocorre a fermentação alimento ingerido no complexo rúmen-retículo (dois primeros compartimentos pré-estômacais) bem absorção dos produtos da fermentação, seguindo para o omaso (onde ocorre absorção do excesso de água e absorção dos produtos de fermentação restantes) e então chegando ao abomaso, o qual é considerado o estômago químico, possuindo a mesma função que nos monogástricos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais