Buscar

como funciona sistema tampão

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Os sistemas de tampão desempenham papéis importantes na natureza e em ambientes de laboratório. Na natureza, eles oferecem proteção a organismos vivos, enquanto em laboratórios eles são usados ​​para criar um ambiente com um pH estável. Por definição, um sistema de buffer é uma solução que resiste a uma mudança no pH quando ácidos ou bases são adicionados. As soluções ácidas contêm altas concentrações de íons hidrogênio (H +) e têm valores de pH inferiores a sete.


As soluções básicas contêm altas concentrações de íons de hidróxido (OH-) e têm valores de pH superiores a sete. As soluções neutras contêm concentrações iguais de íons de hidrogênio e hidróxido e têm um pH de 7. As soluções de tampão podem ter qualquer pH; O que os torna especiais é que eles mantêm esse pH mesmo quando ácidos ou bases são adicionados a eles.


Nosso sangue é um sistema de buffer que mantém o pH entre 7,35 e 7,45. É importante que o pH não fique muito longe dessa faixa; o sangue que é muito ácido ou básico pode danificar os tecidos corporais. A água do mar também é um amortecedor; o pH médio da água do mar é 8,4. A capacidade de armazenamento de água do oceano protege a vida marinha dos efeitos corrosivos de ácidos e bases.

1
Dislike0
User badge image

Larissa Soares

O sistema tampão é o que mantem a saliva neutra, por exemplo, você almoça e sua saliva fica acida ai o sistema tampão vai e regula ela pra ficar neutra novamente

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais