Buscar

quais as caracteristicas dos recursos

💡 1 Resposta

User badge image

Gabrielly

CARACTERÍSTICAS DOS RECURSOS

 

DEVOLUTIVO: uma das principais características do recurso. Refere-se a devolver ao juízo recursal a análise e julgamento da lide.

 

SUSPENSIVO: o recurso tem a capacidade, em alguns casos, de suspender a decisão atacada. É a capacidade de a decisão não gerar efeitos imediatos, isto quer dizer a decisão é mantida, mas sua eficácia é suspensa, enquanto a matéria de determinada decisão está sendo reavaliada.

 

IMPEDE A DEFINITIVIDADE: impede que determinada decisão faça coisa julgada, transite em julgado, se torne imutável.

 

CORREÇÃO DE ERROS: os erros do processo civil podem ser erros de caminho e erros de final (error in procedendo e error in judicando). Error in procedendo é quando há algum vício, alguma nulidade no tramite do processo que vem modificar uma decisão. Error in judicando é na capacidade de julgamento, erro a partir da manifestação de juízo.

 

SUBSTITUTIVO: o julgamento do recurso substitui a decisão impugnada por meio dele. Substituição somente ocorre se o juízo recursal analisar o mérito. Deve preencher os requisitos legais para conhecer o mérito, a admissibilidade.

 

INTERPOSTOS NO MESMO PROCESSO: os recursos são interpostos no mesmo processo que contém a decisão impugnada, que se quer modificar ou invalidar.  

 

Juízo a quo: juízo em que é atacada a decisão.

Juizo ad quem: é recursal.

 

Exceção: agravo de instrumento.

 

Fonte: http://lauanybarbosa.blogspot.com.br/2013/03/processo-civil-02-caracteristicas-dos.html

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais