Buscar

Fale sobre as vesicular primordiais e sua evolução

💡 2 Respostas

User badge image

Isabela Leal

:/

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O SNC origina do tubo neural. Este é uma estrutura embrionária. Durante a gestação humana, o tubo neural na sua extremidade cranial dá origem a três dilatações, denominadas vesículas primordiais, que são o procencéfalo, mesencéfalo e o rombencéfalo. O restante do tubo forma a medula espinhal.  A cavidade cranial ou luz do tubo neural existente nas vesículas primordiais formam o sistema ventricular do encéfalo. É importante já deixar claro que, a cavidade caudal forma o canal central da medula espinhal. 


O prosencéfalo com o passar do desenvolvimento aumentam lateralmente e originam duas vesículas, o telencéfalo e o diencéfalo. A luz acompanha este aumento.O mesencéfalo desenvolve sem se dividir e a luz permanece como um canal estreitado. O rombencéfalo subdivide-se em metencéfalo e mielencéfalo. Neste último a luz também dilata acompanhando a vesícula.


A partir das transformações das vesículas primordiais, originam-se as partes mais importantes do SNC. Do telencéfalo e diencéfalo origina-se o cérebro. Sendo que os hemisférios cerebrais são de origem do telencéfalo. O mesencéfalo permanece com a mesma denominação, como uma parte do SNC. O metencéfalo origina o cerebelo e a ponte. O mielencéfalo origina o bulbo. O restante do tubo origina a medula primitiva e esta a medula espinhal.  O mesencéfalo, a ponte e o bulbo constituem o tronco encefálico. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais