Buscar

Qual a diferença entre proteínas fibrosas e as proteínas globulares?

Diferenciar proteínas fibrosas das globulares.

💡 9 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Proteínas são compostos orgânicos bastante abundantes, formadas por aminoácidos, e com várias funções nos seres vivos, daí sua importância, já que eles mediam reações químicas, têm função estrutural, de proteção e várias outras funções. Existem inúmeros tipos de proteínas nas mais variadas funções, então surgiram formas de agrupá-las conforme características ou funções similares. Podem ser classificadas em proteínas simples ou conjugadas, por exemplo. Onde as proteínas simples são formadas apenas por aminoácidos, e as proteínas conjugadas apresentam um grupo radical, não aminoácido. Também são divididas em dois grandes grupos, proteínas globulares e fibrosas. Proteínas globulares são aquelas que possuem aspecto esférico, como a hemoglobina e os anticorpos, enquanto as proteínas fibrosas se estruturam em lâminas e são mais resistentes e hidrofóbicas, como a queratina e o colágeno.

3
Dislike0
User badge image

Patricia Neves

As proteínas globulares são formadas por cadeias polipeptídicas que se dobram adquirindo a forma esférica ou "globular" como o proprio nome ja diz, Tais proteínas, em sua maioria, são solúveis em água. As proteínas globulares têm uma função dinâmica e incluem a maioria das enzimas, os anticorpos, muitos hormônios e proteínas transportadoras, como a albumina sérica e hemoglobina. As proteínas fibrosas são insolúveis em água e são fisicamente resistentes; tais proteínas são formadas por cadeias polipeptídicas paralelas dispostas em longas fibras ou lâminas. Como exemplo de proteínas fibrosas temos o colágeno, a queratina e a elastina.

 Espero ter ajudado

 

81
Dislike1
User badge image

thayslane martins de sousa

As proteínas FIBROSAS possue uma conformação secundária e uma terciária relativamente simples. Estão nesse grupo as proteínas como o colágeno, elastina e fibrina. Já as GLOBULARES possuem várias estruturas secundárias, o que lhes garante certa mobilidade e a capacidade dessas proteínas de executarem diversas funções em nosso corpo. Estão nesse grupo proteínas com a hemoglobina, mioglobina e etc.

20
Dislike0
User badge image

Ana Paula Markus

As proteínas fibrosas caracterizam-se por serem insolúveis em água e apresentarem boa resistência. Alguns exemplos são: colágeno, elastina e queratina.


As proteínas globulares, em sua maioria, são solúveis em água e tem função dinâmica. Alguns exemplos são: hemoglobina e albumina.




2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais