Buscar

Qual é o papel normal da lactase na digestão dos Carboidratos?

💡 2 Respostas

User badge image

Karol Silva

A lactase é importante para digestão exclusiva da lactose ( carboidrato esse formado por glicose + galactose) nas microvilosidades do intestino.
2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

 A lactose, conhecida como açúcar do leite, é um dissacarídeo formado através da combinação de dois monossacarídeos: glicose e galactose. Este dissacarídeo é hidrolisado – hidrólise da ligação β (1→4) –  pela enzima intestinal β-D-galactosidase ou lactase, liberando seus componentes monossacarídicos para absorção na corrente sanguínea, essa conversão deveria ocorrer no intestino delgado, cujas células da parede produzem lactase.


A galactose é enzimaticamente convertida (epimerizada) em glicose, que é o principal combustível metabólico de muitos tecidos. Á partir da ação enzimática os monossacarídeos glicose e sua forma epímera dissociados entram como componentes das vias metabólicas.

Veja a imagem:


A glicose é então captada do lúmen para a célula intestinal por um co-transportador Na+-monossacarídeo (SGLT). É um processo ativo indireto cujo mecanismo envolve a ação de uma bomba de sódio-potássio, que remove o Na+ da célula em troca de K+ com hidrólise de ATP. Esse mecanismo é utilizado por ter maior afinidade com D-glicose e D-galactose.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais