Buscar

Quais as principais mudanças a historia passou desde o surgimento de Heródoto e Tucídites a sua consolidação no século XIX ?

💡 7 Respostas

User badge image

Rômulo Mello

Tenho duas em mente:

  • a substituição da narrativa mítica pela narrativa histórica factual;
     
  • o domínio do regime de historicidade moderno — pautado no progresso, onde o passado é subordinado ao futuro —, sobre o antigo regime, denominado história magistra — no qual a história seria uma espécie de "mestra" e, portanto, o futuro estaria subordinado ao passado.

     

 

1
Dislike0
User badge image

Elizete Ortiz

Por historiografia grega entende-se aquela realizada na Grécia Antiga, do século V a.C. até o século IV d.C., de Heródoto até Zósimo, passando por TucídidesPosidônioPolíbio, et cétera. Ao todo, Jacoby, em Fragmente der griechischen Historiker, diferenciou 856 historiadores gregos, incluídos os mitógrafos e cronistas locais.

O conceito de historiografia nasceu na Grécia Antiga,[1] embora seja aceite que anteriormente já existia uma concepção histórica no Oriente, um desejo de permanência de todo o realizado. Contudo, essa concepção histórica primitiva é uma mera transmissão de dados históricos que, como as listas reais do Antigo Egito, careciam de análise histórica, pelo qual não se tratava de historiografia, sem negar por isso o seu valor documental.

Heródoto é considerado o primeiro historiador, tanto atualmente como na antiguidade.[2] Tucídides estabeleceu posteriormente a base racional e metodológica de uma historiografia nascida como reação frente do irracional da mitologia grega. Previamente, já Hecateu de Mileto atenuara o sobrenatural, ainda que a separação total não fosse até Tucídides. Heródoto concebeu a sua História como um meio de evitar o esquecimento de aquilo que devia ser recordado. Na Grécia Antiga via-se também a história como meio de mostrar exemplos, embora não modelos de acontecimentos futuros. Assim, mesmo de Heródoto os historiadores realizam um exame crítico do passado e dos fatos supostamente acontecidos. O pai da historiografia, Heródoto, assim o expressa [3]: "realmente, ignoro se isto é verdade, simplesmente consigno o que relatam".[4]

Quanto às fontes, existia uma preponderância das fontes orais sobre as escritas.[5] Nas origens da historiografia era quase obrigado o uso de fontes orais, pois os gregos antigos não dispunham de suficiente material de arquivo ou bibliográfico. Contudo, quando já foi possível trabalhar com os fundos das bibliotecas, os historiadores continuaram preferindo a tradição oral; e até mesmo criticaram os que apenas trabalhavam com fontes escritas como, por exemplo, Timeu. Adicionalmente, se tem de levar em conta que os gregos não costumavam conhecer línguas bárbaras, portanto, Heródoto não podia entender por si mesmo as crônicas orientais, embora também não mostrasse interesse por conhecê-las. A escolha da tradição oral implicava a necessidade das primeiras reflexões quanto ao método histórico, como é a crítica das fontes, a sua relação e graduação segundo o valor dos testemunhos recolhidos. Daí, por exemplo, o seu empenho em mostrar todas as versões reconhecidas, embora considerasse algumas errôneas. Assim mesmo, a tradição oral obrigava a estabelecer uma cronologia que ordenasse os fatos isolados após a sua recopilação. As fontes escritas ficaram relegadas aos arqueólogos ou antiquaria, ou seja, para o estudo dos tempos remotos.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A história passou por várias mudanças críticas desde os seus surgimentos na antiga Grécia. Acredita-se que os primeiros vestígios da história como uma ciência, tenham sua origem com Heródoto. Apesar disso, ela era bem diferente de como a conhecemos hoje. Essa diferença está relacionada com o fato de a história dessa época não ter comprovação, ou seja, não existiam fatos que as comprovem, apenas a palavra da pessoa que as contavam, o que fazia com que não existissem questionamentos a respeito de sua veracidade.


O estudo da história só começou a ter obrigatoriedade da presença de evidencias com Tucidites. A partir dele, os fatos históricos começaram a ser criticados e iniciou-se um cruzamento de dados para comprovar a sua veracidade. A partir daí a história começou a se desenvolver de fato como a comprovação de acontecimentos que realmente ocorreram, e começou a se moldar da maneira que conhecemos hoje em dia.


Nessa moldagem, ela passou a ter algumas divisões, e usar uma data em especifica como referência, que nesse caso seria o nascimento de Jesus Cristo. Essa data marca a contagem dos anos como conhecemos hoje em dia. Com relação as suas divisões, a história possui cinco divisões atualmente:

  • Pré-História

  • Idade Antiga

  • Idade Média

  • Idade Moderna

  • Idade Contemporânea


Portanto, os principais acontecimentos que marcaram a história como ciência, foram o uso de dados comprobatórios, a criação de uma data inicial para contagem dos anos, e a sua divisão em cinco períodos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais