Buscar

Quais os fenômenos que acometem os vasos sanguíneos durante processos inflamatórios?

💡 2 Respostas

User badge image

marx oliveira

principalmente a vasodilatação.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A inflamação é uma resposta protetora do tecido vascularizado, normalmente induzida por não-determinantes ou lesão tecidual. A inflamação funciona como parte dos mecanismos normais de vigilância do hospedeiro para destruir ou colocar em quarentena os agentes nocivos e o tecido danificado.


A maioria das formas de inflamação é exagerada em desproporção ao estímulo, porque os sistemas humorais de amplificação recrutam componentes adicionais do sistema imunológico, iniciando a produção de mediadores pró-inflamatórios, incluindo citocinas sintetizadas por macrófagos ativados.


Portanto, no processo inflamatório, os macrófagos agem como mensageiros secundários para induzir a síntese e expressão de moléculas de adesão específicas nas células endoteliais e nos glóbulos brancos. Os leucócitos polimorfonucleares desempenham um papel central na resposta inflamatória aguda. Os mastócitos e os basófilos produzem a inflamação aguda associada à anafilaxia mediada pelos anticorpos da imunoglobulina E (IgE), enquanto a interação antígeno da imunoglobulina G (IgG) ativa a cascata do complemento para gerar anafilatoxinas, especificamente C5a. A ativação dos glóbulos brancos causa a liberação de enzimas proteolíticas, a produção de radicais livres derivados do oxigênio e a síntese de uma variedade de mediadores lipídicos. Respostas diferentes ocorrem, dependente da presença de anticorpos IgE ou IgG com a ativação do mastócito ou do sistema complemento, respectivamente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais