Buscar

qual a inserção do músculo psoas-ilíaco?

💡 1 Resposta

User badge image

Keli Stefany

trocante menor do fêmur. eu acho
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O iliopsoas contribui fortemente para elevadores olímpicos e atividades diárias como caminhar e correr. Também influencia nossa forma em muitos outros tipos de movimento, dependendo de quão fraco ou quão apertado esse grupo de músculos pode ser.

Os dois músculos que compõem o grupo iliopsoas são o psoas maior e o ilíaco. Esses dois músculos são importantes no grupo flexor do quadril e como estabilizadores lombares. Na verdade, o iliopsoas é um dos mais poderosos do grupo flexor do quadril.

Como a linha de gravidade cai ligeiramente posterior ao eixo do quadril, cria um momento de extensão no quadril. Estudos de EMG mostraram que, em condições normais, o músculo iliopsoas é ativado para criar um momento de flexão interna para contrabalançar essa força externa. A hiperextensão prolongada resultante dessa postura de oscilação aumenta o estresse colocado nos ligamentos da articulação anterior do quadril e na cápsula articular anterior, o que pode levar à instabilidade na articulação do quadril. Isso também pode causar desequilíbrios musculares devido à supercompensação do tecido muscular circundante.

Fraqueza no iliopsoas provoca diminuição da capacidade de flexionar a articulação do quadril, bem como dificuldade em trazer o tronco para a frente quando se prepara para se levantar de uma posição sentada ou subir uma inclinação. Se você é um corredor, diminui seu padrão de passada .

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais