Buscar

o plano marshall se constituiu em que ?

💡 6 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Para respondermos esta questão utilizaremos nossos conhecimentos sobre a História da Cultura e da Sociedade no Mundo Contemporâneo.


George Catlett Marshall foi o general do exército estadunidense que idealizou o Plano Marshall. Após a II Guerra Mundial, os países da Europa Ocidental encontraram-se em dificuldade devido a guerra, então o Plano Marshall foi idealizado para ser um programa de ajuda econômica dos EUA aos países da Europa Ocidental.

Com o objetivo de reconstruir economicamente estes países, o Plano Marshall disponibilizou uma ajuda de 18 bilhões de dólares, que foram utilizados na reconstrução de infraestruturas, como indústrias, importação de alimentos, remédios e mercadorias industrializadas, além de financiar a agricultura.

O Plano Marshall beneficiou vários países europeus, mas os principais beneficiados foram a Itália, França e Inglaterra. Ele ocorreu de 1947 a 1951, durante este período foi criada a Administração de Cooperação Econômica e a Organização Europeia de Cooperação Econômica, com o intuito de administrar os recursos financeiros disponibilizados.

Além de auxiliar na reconstrução dos países europeus, o plano visava atingir a URSS promovendo uma intensa propaganda contrária à mesma, buscando conter o avanço dos partidos comunistas.


Com base nas informações citadas acima, podemos concluir que o Plano Marshall foi um programa de ajuda econômica dos EUA aos países da Europa Ocidental, visando a reconstrução destes países após a II Guerra Mundial.

1
Dislike0
User badge image

Jessika Alves

O plano marshall se constituiu num dos meios de penetração dos capitais norte-americanos nas economias européias

0
Dislike0
User badge image

Sandro Costa

Oi Rafaela,o Plano Marshall foi um projeto econômico,um pacote,criado pelos EUA para salvar a economia pós-guerra arruinada em que a Europa estava.Os EUA tinham muitos investimentos em bancos europeus e eram um mercado consumidor muito forte e investir dinheiro na reconstrução da Europa era vantajoso.Um outro motivo político que levou à criação do Plano Marshall foi o medo da URSS assumir o controle da Europa ocidental(França,Alemanha,Itália e etc),justamente a parte mais rica da Europa.

Bj. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais