Buscar

É possível a concessão de medida Liminar na Adin interventiva?

💡 3 Respostas

User badge image

Stefani Ferreira

ADIn interventiva  visa a declaração de inconstitucionalidade de um ato normativo para que seja decretada a intervenção federal no Estado ou DF ou município de território, não é possível a concessão de medida liminar.

2
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Segundo a lei 12.562/11 em seu artigo 5° é possível a concessão de medida liminar em Adin interventiva.
0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

O art. 5º da Lei n.º 12.562/2011 admite expressamente a concessão de liminar por decisão da maioria absoluta dos Ministros, embora não preveja a sua concessão somente pelo relator ou Ministro Presidente do STF, como nas demais ações do controle concentrado.

"Art. 5o . O Supremo Tribunal Federal, por decisão da maioria absoluta de seus membros, poderá deferir pedido de medida liminar na representação interventiva.

§ 1o  O relator poderá ouvir os órgãos ou autoridades responsáveis pelo ato questionado, bem como o Advogado-Geral da União ou o Procurador-Geral da República, no prazo comum de 5 (cinco) dias.

§ 2o  A liminar poderá consistir na determinação de que se suspenda o andamento de processo ou os efeitos de decisões judiciais ou administrativas ou de qualquer outra medida que apresente relação com a matéria objeto da representação interventiva."

Parte da doutrina, no entanto, considera a concessão de medida liminar em ADI interventiva incompatível com a natureza e finalidade da ação. Além da gravidade dos efeitos da decisão para a Federação, não teria como antecipar qualquer efeito, já que a consequência da decisão de mérito é determinar que o Chefe do Executivo proceda com a intervenção.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais