Buscar

A União pode delegar competência privativa ao Distrito Federal?

💡 2 Respostas

User badge image

Beatriz Costa

Competências da União

Art 21: competência exclusiva material da União => são competências administrativas, e sua principal característica é a indelegabilidade, ou seja, não há previsão constitucional para que a União delegue o exercício dessa competência aos Estados, DF ou municípios.

Art 22: competência privativa legislativa da União => cabe apenas à União legislar sobre as questões enumeradas. Porém, é possível que os Estados e o DF venham a legislar sobre questões específicas, desde que a União delegue competência por meio de lei complementar. A marca dessa competência é a delegabilidade aos Estados e ao DF.

  • a União somente poderá delegar a competência para que os Estados legislem sobre “questões específicas” das matérias de sua competência privativa;
  • a delegação, se houver, deverá ser indistinta para todos os entes federados. Não poderá haver delegação para um ou alguns Estados, sob pena de ofensa ao pcp do equilíbrio federativo.

https://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2015/09/06/dicas-reparticao-de-competencias-cf88/

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

O artigo 22 da Constituição Federal traz as matérias que são de competência legislativa privativa da União. Cabe à União, via de regra, legislar sobre tais matérias.

Entretanto, é possível que os Estados e o Distrito Federal venham a legislar sobre questões específicas, desde que a União delegue a competência por meio de lei complementar.

São requisitos, portanto:

  • que a delegação seja feita por intermédio de Lei Complementar;
  • somente poderá ser delegada a competência para que os Estados legislem sobre questões específicas das matérias de sua competência privativa;
  • a delegação, se houver, deverá ser indistinta para todos os entes federados. Não poderá haver delegação para um ou alguns Estados, sob pena de ofensa ao princípio do equilíbrio federativo.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais