Buscar

Acerca dos princípios fundamentais do direito contratual, marque a alternativa correta:

💡 2 Respostas

User badge image

michele fernandes

Acerca dos princípios fundamentais do direito contratual, marque a alternativa correta:
 
    De acordo com o princípio do consensualismo, basta, para o aperfeiçoamento do contrato, o acordo de vontades. Decorre ele da moderna concepção de que o contrato resulta do consenso, do acordo de vontades, independentemente da entrega da coisa.
    O princípio da autonomia da vontade tem como escopo restringir a liberdade de contratar, por terem as partes a faculdade de celebrar ou não contratos, sem qualquer interferência do Estado. Podem as partes celebrar somente contratos nominados, sendo os contratos inominados afastados pelo CC/2002.
    A liberdade contratual encontrou sempre limitação na ideia de ordem pública, entendendo-se que o interesse da sociedade deve prevalecer quando colide com o interesse individual, contudo referido princípio não é limitador da autonomia da vontade, que prevalece sempre por ser absoluto.
    Princípio da relatividade dos contratos, funda-se na ideia de que os efeitos do contrato podem atingir terceiros, não se restringindo somente àqueles que manifestaram a sua vontade. Desse modo, a obrigação, não sendo personalíssima, opera-se além das partes, atingindo seus sucessores, a título universal ou singular.
    Pelo princípio da revisão dos contratos ou da onerosidade excessiva propõe-se que nos contratos de execução continuada ou diferida, se a prestação de uma das partes se tornar excessiva, com expressa vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis, não poderá o devedor pedir a revisão do contrato, ficando este obrigado a cumpri-lo em todos os seus termos.
1
Dislike0
User badge image

Sinara Cerqueira

Não tem as alternativas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

DIREITO PENAL III CASOS CONCRETOS

Direito Civil Ii, Tgp, Penal Iii, Trabalho I, Constitucional II

ESTÁCIO

User badge image

Eugênia Maria Bruno Marcondes

Question Icon

Alguém fazendo Teoria geral do processo?

Direito Civil Ii, Tgp, Penal Iii, Trabalho I, Constitucional II

ESTÁCIO

User badge image

Larissa

Materiais relacionados