Buscar

Proteínas lectinas ?

Alguém sabe relacionar as funções exercidas pelas lectinas, sua relação com o ácido siálico?

💡 2 Respostas

User badge image

Mariana Tôrres de Castro

As lectinas são definidas como proteínas de origem não imune que se ligam de maneira  reversível a carboidratos ou substâncias que contenham açúcares, tais como glicoproteínas. Têm capacidade em aglutinar células e/ou precipitar glicoconjugados devido a sua capacidade  específica de reconhecimento e ligação sem, entretanto, alterar a estrutura de nenhum glicosil  ligante. . Não existe, um papel típico de função biológica  desempenhada por este tipo de proteínas. Dentre os papéis biológicos detectáveis nas lectinas, podemos citar sua ação fungicida, antimicrobiana e inseticida, além de mimetizar as lectinas humanas e estimular células do sistema imune.

Lectinas acido siálico São em número muito reduzido as lectinas com especificidade para o acido siálico. Lectinas existentes na superfícies dos vírus ligam-se à  oligossacarídios da membrana que contém ácido siálico. A ocorrência da sialidase viral(enzima) degrada o ac. siálico  e permite a entrada do vírus na célula.

2
Dislike0
User badge image

S. N. B.

Muito Obrigado, Mariana!

Me ajudou muito!

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais