Buscar

O que significa quando meu professor pede detalhadamente e divisão microscopia do sistema nervoso?

ME AJUDEMMM

💡 2 Respostas

User badge image

Letícia Falcão

http://neurocienciaspt.blogspot.com/2013/01/aspecto-microscopico-geral-do-sistema.html

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O sistema nervoso representa uma rede de comunicações do organismo. É formado por um conjunto de órgãos do corpo humano que possuem a função de captar as mensagens, estímulos do ambiente, "interpretá-los" e "arquivá-los". Consequentemente, ele elabora respostas, as quais podem ser dadas na forma de movimentos, sensações ou constatações.

É dividido anatomicamente em Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico.

A anatomia macroscópica do Sistema Nervoso são as divisões básicas do encéfalo, cérebro e o diencéfalo.


O encéfalo é a parte do sistema nervoso que está contida no interior da caixa craniana. É composto por seis estruturas básicas: cérebro, diencéfalo, mesencéfalo, cerebelo, ponte e bulbo. Essas estruturas configuram a divisão macroscópica do sistema nervoso.

O cérebro é a parte do Sistema nervoso Central que responde pelas funções nervosas superiores,abrangendo de uma forma geral os centros de interpretação de estímulos internos e externos, de geração de comportamento, de controle de movimentos, de armazenamento de informações, dos processos psíquicos e das funções intelectuais.

O hemisfério dominante em 98% dos humanos é o hemisférioesquerdo, responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa, enquanto o hemisfério direito é

responsável pelo pensamento simbólico e criatividade, embora pesquisas recentes estejam contradizendo isso, comprovando que existem partes do hemisfério esquerdo destinados a criatividade e vice-versa.


Sistema Nervoso Central (SNC)

O sistema nervoso central recolhe milhões de estímulos por segundo, que são continuamente processados e memorizados, permitindo-lhe adaptar as respostas do corpo ás condições externas ou internas.

O SNC origina-se do tubo neural que, na sua extremidade cranial, apresenta três dilatações denominadas vesículas primordiais: o prosencéfalo, o mesencéfalo e o rombencéfalo. O restante do tubo é a medula primitiva. A cavidade ou luz do tubo neural existe também nas vesículas primordiais.

Prosencéfalo: Com o decorrer do desenvolvimento, as porções laterais do prosencéfalo aumentam desproporcionalmente e acabam por recobrir a porção central, originando o telencéfalo e o diencéfalo. A luz expande-se também lateralmente, acompanhando o grande desenvolvimento do telencéfalo.

Mesencéfalo: O mesencéfalo desenvolve-se sem subdividir-se e sua Liz permanece como um canal estreitado.

Rombencéfalo: O rombencéfalo subdivide-se em metencéfalo e mielencéfalo. Neste último a luz se dilata, como dilatada se apresenta também no telencéfalo e menos no diencéfalo.


Partes do Sistema Nervoso Central

Das transformações das vesículas primordiais, originam-se as partes mais importantes do sistema nervoso central:

  • O telencéfalo e diencéfalo originam o cérebro, sendo que os chamados hemisférios cerebrais são de origem telencefálica;

  • O mesencéfalo permanece, com a mesma denominação, como uma parte do SNC;

  • O mesencéfalo origina o cerebelo e a ponte;

  • O mielencéfalo origina o bulbo;

  • O restante do tubo neural primitivo origina a medula primitiva e esta a medula espinhal.

  • O mesencéfalo, a ponte e o bulbo, em conjunto, constituem o tronco encefálico. Somente um corte mediano que separa os hemisférios cerebrais pode demonstrar a presença das estruturas que constituem o diencéfalo. No cérebro interno, o diencéfalo está recoberto pelos hemisférios cerebrais que derivam do telencéfalo.

  • O encéfalo em conjunto com a medula espinal, regula processos inconscientes e coordena a maior parte dos movimentos voluntários. Além disso, o encéfalo é o local da consciência, permitindo aos seres humanos pensar e aprender.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais