A maior rede de estudos do Brasil

A efetua um disparo de arma d fogo contra B, no exato momento em q a marquise de um predio lhe desaba sobre a cabeça ,responderá A pela morte de B?

Direito Penal I

 


6 resposta(s)

User badge image

alex

Há mais de um mês

É o que diz o parágrafo prmeiro do art.13 CP,no caso o agente respondrá por tentativa

É o que diz o parágrafo prmeiro do art.13 CP,no caso o agente respondrá por tentativa

User badge image

alex

Há mais de um mês

Art. 13. O resultado, de que depende a existência do crime, somente é imputável a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ação ou omissão sem a qual o resultado não teria ocorrido.

§ 1º. A superveniência de causa relativamente independente exclui a imputação quando, por si só, produziu o resultado; os fatos anteriores, entretanto, imputam-se a quem os praticou.

User badge image

Paulo

Há mais de um mês

Depende. Se for provada que a morte de B foi provocada pelos disparos de arma de fogo (mesmo que centésimos de segundo antes da marquise cair) o agente responderá por homicídio doloso consumado.

            Contudo, provada que a morte de B foi causada exclusivamente pelos destroços da marquise, A não responderá pela morte de B, pois a queda é uma concausa concomitante absolutamente independente, já que suprimida a conduta de A o resultado morte ocorreria independentemente, afastada, portanto, o nexo causal entre a conduta do agente e o resultado.

            Pelo exemplo e informações existentes, presume-se que a morte de B fora causada pela queda da marquise e, portanto, caracteriza-se uma concausa concomitante absolutamente independente, já que a morte por escombros não é um desdobramento natural da conduta de A.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes