direito positivo
Renan Brandão
O Direito positivo abrange toda a área de direito que é construída acima do Direito Natural, ou seja, tudo aquilo que advém da sociedade acima do entendimento comum de Moral, em termos de Direito é considerado área de abrangência.
O direito Natural é tudo aquilo que se entende por óbvio a condição humana social e histórica como o direito, ou seja, aquilo que desde os tempos antigos eram considerados direitos, como o direito a vida, a liberdade de expressão e etc...
DLRV Advogados
Para darmos uma explicação completa, é necessário fazer uma comparação com o direito natural.
Segundo Massaro, o jusnaturalismo, ou o direito natural, é a corrente de pensamento jurídico-filosófica que pressupõe a existência de uma norma de conduta intersubjetiva universalmente válida e imutável, fundada sobre a peculiar ideia da natureza preexistente em qualquer forma de direito positivo que possa formar o melhor ordenamento possível para regular a sociedade humana, principalmente no que se refere aos conflitos entre os Estados, governos e suas populações.
Segundo o filósofo Nicola Abbagnano, "o direito positivo nunca se adéqua completamente a lei natural, porque o direito positivo contém elementos variáveis e mutáveis em todo o lugar e em todo o tempo, portanto, segundo esta corrente de pensamento, as normas de direito positivo seriam realizações imperfeitas que apenas se aproximariam das normas do direito natural".
Segundo Norberto Bobbio, dois são os critérios pelos quais aristóteles distingue direito natural de direito positivo:
O direito positivo também é conhecido como o pensamento que dispõe a superioridade da norma escrita sobre a não escrita (direito natural).
A norma positiva é a norma posta pelo homem, portanto, possuindo eficácia limitada, e sendo válida somente nos locais nos quais a observa, bem como, é constantemente alterada.
Os positivistas defendem que o direito positivo é o único capaz de dizer o direito, conforme menciona Tércio Sampaio Ferraz Júnior em seu livro Introdução ao estudo do direito: técnica, decisão, denominação: “A tese de que só existe um direito, o positivo nos termos expostos, é o fundamento do chamado positivismo jurídico”.
Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.
Introdução ao Direito I
•UNIFASC
Jaine Borges Oliveira
Introdução ao Direito I
•UNIFASC
Jaine Borges Oliveira
Introdução ao Direito I
•UNIFASC
Jaine Borges Oliveira
Introdução ao Direito I
•ESTÁCIO
Dominick Valle
Compartilhar