Buscar

De forma direta o que é Vacation Legis?

Qual o tempo de duração máxima, qual a finalidade e importancia para a Lei de introdução as normas de direito brasileira?

💡 3 Respostas

User badge image

Emanoel Alexandre

Sim, se a lei não especificar qual sua vacancia a LINDB estipula que 45 dias será o prazo limite.

Não existe duração maxima de Vacation, por exemplo o cod de 2002 que só vigourou em 2003.

 

0
Dislike0
User badge image

Antonio Castro

Em síntese, Vacatio legis é o nome que se dá ao tempo em que a lei mesmo fazendo parte do ordenamento jurídico não pode produzir efeitos no mundo jurídico. Alguns o chamam de "quarentena". Algumas leis podem entrar em vigor no ato de sua publicação e neste caso não há esse "tempo vago da lei". Há outros casos em que a vigência não é estipulada e deve-se então esperar os 45 dias previstos na LINDB. Seja qual for o caso, quando há um tempo estipulado entre a publicação de uma lei e sua vigência (produção de efeitos), esse tempo é chamado Vacatio legis.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Vacatio Legis é uma expressão latina que significa vacância da lei. Trata-se do prazo legal que uma lei possui para entrar em vigor, isto é, da sua publicação ao início da sua vigência.

"Art. 1o  Salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo o país quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada.

§ 1o Nos Estados, estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia três meses depois de oficialmente publicada."

Não há duração mínima ou máxima para a vacatio legis, sendo uma escolha do legislador.

O instituto é de suma importância vez que trata sobre o início da vigência de uma norma jurídica. O periodo de vacância é de suma importancia para que todos tenham a oportunidade de tomar conhecimento a respeito da lei que vigorará.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais