Buscar

qual a diferença entre necrose e apoptose

💡 3 Respostas

User badge image

Sirlene

Das duas formas é a morte, porém a necrose está associada a uma causa Patológica e apoptose podendo ser patologia e fisiológica.
1
Dislike0
User badge image

Rhandesson mateus

Geralmente a Apoptose está relacionado a uma morte programa da célula! no exemplo da mitose caso a célula ocorra algum erro será morta"Apoptose" .
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Necrose: Essa forma de morte celular, ocorre apenas quando há a digestão da célula por enzimas lisossomais. Dentro da célula, existem cisternas (lisossomos) cheias de substâncias (enzimas), que são responsáveis pela digestão da célula (autólise), assim como o estômago é responsável pela nossa digestão. Na necrose observa-se inflamação, já que os restos de membranas celulares são reconhecidos pelas células de defesa como antígenos (invasores).


Apoptose: Essa modalidade e dita como a morte celular programada ou morte celular não seguida de autólise. Muitas vezes, por dezenas de razões, as células de nosso corpo precisam morrer, para que não haja complicações mais graves, como no caso de uma invasão da célula por um parasita ou em uma mutação genética, que nesse caso acabaria levando ao câncer. Em situações onde se faz necessário a morte celular, o organismo, lança mão de um método muito eficiente para isso, a Apoptose.


Diferente da necrose, a apoptose basicamente é um processo ordenado ou organizado, onde as maiores causas da são: Renovação: Quando o tecido precisa ser reposto ou renovado. Ocorre apoptose em demasia durante o estágio embrionário (Mórula, Blástula e Gástrula) onde muitas estruturas do embrião precisam involuir para continuar o processo de formação.

fonte:https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/necrose-vs-apoptose/23447

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais