Buscar

quais os beneficios e maleficios do ovo?

💡 4 Respostas

User badge image

Marilene Ferreira

os beneficios do ovo : ele é uma proteina de origem animal , proteina de alto valor biologico .rico em vitaminas essênciais a saúde , vitamina A por exemplo  excelente para a visão ,otima para o crescimento celular, vitamina E ajuda a combater os radicais livres que causam danos celulares , como câncer)  a forma masi saudável de comer ovo é cozido, já que o ovo frito , faz com que ovo cru ,que possue 146 calorias ,passe para 240 calorias.

Ele é rico em minerais como o ácido fólico, o ferro, o zinco, fósforo, manganês e selênio.

Protege a visão ,trazendo beneficos para os olhos . de acordo com um estudo  comer 1 ovo por dia pode previnir degeneraçaõ ocular devido ao conteúdo de carotenóides, especialmente a luteína  e zaeaxantinacuriosidade quem come ovos cozidos diariamente reduz drasticamente o risco de desenvolver cataratas.

Melhora a função cerebral :  ovo é uma das principasi fontes da substãncia colina em nossa dieta. essa substância irá prpopocionar uma serie de beneficios para o cerebro.isto porque a colina é necessária para a sintese de fosfolípies,comoponentes de todas as menbranas celulares, importante na memória.

mantém o cabelo saudavel, promovendo o crescimento saudavel do cabelo  brilhantes , , por conter vitaminas A,B,D e E.

bom para as gestantes  ,a colina presente noi ovo, ajuda a reduzir  os riscos  de problemas no fechamento do tubo neural,  do feto que é necessário para  elaborar a calota craniana e a coluna vertebral da criança, lebre-se ovo jamais deve ser consumido cru ou com a gema miole ,pois há o risco de infecções intestinais ,como a salmonela.

o vo  ainda atua como antioxidante  por conter os carotenoide, a vitamina A e E, o acido fólico, o zinco, o selenio eles irão proteger as células das ações lesivas dos radicasi livres e evitar o envelhecimento celular.

e os Maleficios são : è preciso conhecer a origem dos ovos e se certificar de que tenham sido inspecionados pelos srviços oficiais.

Selecione os ovos que estejam com a casca limpa, ou seja os ovos não pode m ter a cascasuja, tricada ou quebrada.

Não se esqueça de  conferir a data de validade.

Maantenha os ovos em local limpo, fresco e arejado, preferencialmente em geladeira após comprá-los.

 

Coloque os ovos na geladeira sem lavá-los .Deixe-os separados de outros alimentos para não absorvem odores.

Antes de manusear o ovo cru, lave bem as mãos ,as superficies onde colocará o ovo e os utensilios a serem usados água e sabão.

Minutos antes do consumo, lave bem os ovos ,em água corrente ,sem imersão. devem ainda ser higienizados em uma solução de água com 10 gotas de água sanitaria ( hipoclorito de sódio) por 20 minutos antes de serem enxaguados.

Para melhor conservação ,os alimentos com ovos  devmem ser armazenados na parte interna da eladeira e não na porta.

não coma ovos crus ,você pode correr risco de ingerir salmonella.

 

 

 

 

 

0
Dislike0
User badge image

Noemy Souza

Até pouco tempo, as propriedades nutricionais do ovo estavam voltadas para seu elevado teor de proteína e alta concentração de colesterol, e este, por sua vez, era associado às DCVs. O ovo é um alimento de alto valor biológico, com vários nutrientes importantes para a saúde humana, entre eles carotenoide luteína, zeaxantina e mais de 14 vitaminas e minerais. A recomendação de 300 mg/dia de colesterol foi indicada para prevenir níveis altos de colesterol sérico e doença coronariana. No decorrer deste meio século, foram feitos vários estudos epidemiológicos que tentaram elucidar a relação entre o consumo de ovos e as doenças cardiovasculares. Um dos primeiros foi o Estudo de Framinghan, em 1949; nas décadas seguintes, muitas outras pesquisas foram efetuadas sobre os benefícios ou malefícios do ovo à saúde cardiovascular. Esses trabalhos demonstraram que: 1 ovo por dia não apresenta risco para doenças cardiovasculares em homens e mulheres saudáveis não-diabéticos; indivíduos variam muito em sua resposta quanto ao colesterol dietético; aumentou a razão colesterol total/lipoproteína de alta densidade (HDL) e concentrações de HDL-c; foi atribuído a um fator de proteção o aumento da lipoproteína de alta densidade. Entretanto mais estudos sobre o assunto são necessários para compreender os mecanismos fisiológicos dos nutrientes presentes nesse alimento de fácil acesso.  A problema está no modo de preparo, então preferir, cozido ou frito na água. Um ovo cozido tem cerca de 70 calorias. Já um ovo frito no óleo possui 170 calorias. Por isso, se você utilizar a água, as calorias voltam ao número inicial, muito mais baixo. Além disso, o óleo libera substâncias nocivas ao organismo, como a acroleína, que é cancerígena. O excesso de gorduras aumenta o risco de formação de placas nas artérias, podendo levar ao infarto. Alguns óleos são mais saudáveis, mas todos podem ser prejudiciais se utilizados em demasia. http://www.ovosbrasil.com.br/download/o_ovo_e_sua_contribuicao.pdf.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais