Buscar

Explique o que o autor Gimeno Sacristán (1998) entende por política cultural e como essa política chega e interfere no que é ensinado na sala de aula.

Matéria: Escola, Currículo e Cultura.

💡 1 Resposta

User badge image

Rosangela Oliveira

Para Sacristán a polícia curricular se define e redefine várias vezes, inscrevendo-se, explicitamente, num contexto geral de uma reflexão sobre a escola e a cultura. Para o autor, o currículo é uma seleção de culturas e, reforça que trata-se de uma cultura sui generis. Essa concepção remete a pensar em um aparato de materiais selecionados, uma relação de conteúdos intelectuais a serem aprendidos. Para Sacristán, a função educadora e socializadora da escola vai muito além disso, assim como o currículo estabelecidos também vai além das finalidades que se circunscreve nesses âmbitos culturais. A seleção cultural presente nos currículos oficiais, não estão diretamente ligadas as particularidades da cultura de cada escola, mas sim, a uma ideologia política e econômica na qual foram configurados.
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais