Buscar

O que é o Principio do Processo Legal?

💡 2 Respostas

User badge image

Stefani Ferreira

É o princípio que assegura a todos o direito a um processo com todas as etapas previstas em lei e todas as garantias constitucionais. Se no processo não forem observadas as regras básicas, ele se tornará nulo.

2
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

O devido processo legal é um princípio constitucional expresso na Constituição Federal do Brasil de 1988 em seu art. 5º, LIV:

"Art. 5º, LIV - ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal."

Este princípio garante que ninguém seja privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal. Dessa forma, evidenciamos que a aplicação de tal princípio traz segurança jurídica ao ordenamento no que diz respeito ao processo.

De acordo com esse princípio, deve se assegurar um processo legal pré determinado para que se possa privar alguém de sua liberdade ou de seus bens. Tal ditame traz a garantia de que haverá um processo isonômico, e marcado pela impessoalidade.

Ao tratar sobre o tema, o processualista Cândido Rangel Dinamarco fala em tutela constitucional do processo. Para ele, esse conceito "tem por objetivo garantir a segurança de um processo justo".

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais