Buscar

Nas categorias do Direito Subjetivo existem direitos subjetivos principais e subjetivos acessórios?

Explicação destes últimos e exemplos

💡 2 Respostas

User badge image

Paloma Fiama

Os direitos subjetivo principais possuem existência autônoma, independente de outro. Já os acessóriosdependem da pré existência de outro direito, e com ele se relaciona. Exemplo: contrato de compra e venda que possua uma cláusula de pagamento de multa diante do inadimplemento. Nesse caso, o direito principal seria o direito ao pagamento do valor da dívida, enquanto que o pagamento da multa seria um direito acessório ao contrato. 

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Sim.

São principais quando os direitos possuem existência autônoma, independente de outro. Já os acessórios dependem da pré existência de outro direito, e com ele se relaciona.

Exemplo: em contrato de compra e venda que possua uma cláusula de pagamento de multa diante do inadimplemento. Nesse caso, o direito principal seria o direito ao pagamento do valor da dívida, enquanto que o pagamento da multa seria um direito acessório ao contrato. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais