Buscar

A metodologia da pesquisa científica tem como base os ensinamentos de qual pensamento ?

💡 2 Respostas

User badge image

beatriz daibes

empirismo

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Metodologia científica é o estudo dos métodos ou dos instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico. É o conjunto de técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica. A metodologia é o estudo dos métodos, especialmente dos métodos das ciências. É um processo utilizado para dirigir uma investigação da verdade, no estudo de uma ciência ou para alcançar um fim determinado.


Por sua vez, o termo Empirismo (do latim "empiria") significa experiência. Ele foi definido pela primeira vez de modo formal e conceitual pelo pensador inglês John Locke (\(1632\)-\(1704\)), em seu "Ensaio Acerca do Entendimento Humano" (\(1690\)). Na introdução, ele descreve que “só a experiência preenche o espírito com ideias”. Locke defende uma corrente a qual denominou "Tabula Rasa", donde a mente seria um "quadro em branco" (tabula rasa). Sobre ele é gravado o conhecimento, cuja base é a sensação. Nesse processo, a razão teria o papel de organizar os dados empíricos obtidos pela via sensorial: “nada pode existir na mente que não tenha passado antes pelos sentidos”. A veridicidade ou falsidade de um fato deve ser verificada por meio dos resultados de experiências e observações.


Portanto, a metodologia da pesquisa Científica tem como base os ensinamentos do empirismo.

Fontes:

  • https://www.significados.com.br/metodologia-cientifica/. Acesso em 14 de julho de 2018;
  • https://www.todamateria.com.br/empirismo/. Acesso em 14 de julho de 2018.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais