Buscar

Em que consiste o princípio da boa-fé objetiva? Qual a sua importância para os contratos?

💡 2 Respostas

User badge image

Stefani Ferreira

O princípio da boa-fé objetiva impõe uma regra de conduta, tratando-se de um verdadeiro controle das cláusulas e práticas abusivas em nossa sociedade. A boa-fé é uma regra ética de conduta e tem algumas funções como: fonte de novos deveres de conduta reunido à relação contratual; limitadora dos direitos subjetivos advindos da autonomia da vontade, bem como norma de interpretação e integração do contrato.

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Doutrinariamente, o princípio da boa-fé objetiva é o conjunto de deveres exigidos e esperados em relação aos negócios jurídicos, com vistas à correta conduta dos contratantes em relação a probidade, honradez, boa-fé subjetiva e honestidade.

Alem disso, o a doutrina tambem elenca quatro fases dos contratos, sendo elas de negociações preliminares, proposta, contato preliminar contrato definitivo.

Acerca da aplicação da boa-fé contratual, o CC/02 determina que:

Art. 422. Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução , os princípios de probidade e boa-fé. 

 

Lendo a letra fria da lei, poderíamos concluir que a boa-fé contratual deve ser observada somente nas fases de conclusão e execução.

Diante disso, a doutrina, por meio do Enunciado nº 25 da da 1ª Jornada de Direito Civil do Conselho da Justiça Federal firmou entendimento no sentido de que a boa-fé pode ser aplicada tambem nas fases pré e pós-contratuais.

Enunciado 25 - Art. 422 : o art. 422 do Código Civil não inviabiliza a aplicação pelo julgador do princípio da boa-fé nas fases pré-contratual e pós-contratual.

Ou seja, a boa-fé, por sua própria natureza, é esperada não só nas fases de conclusão e execução, mas sim em todas as fases do negócio jurídico. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais