Buscar

POLÊMICA – O Ministério Público no inquérito polícial pode investigar?

POLÊMICA – O Ministério Público no inquérito polícial pode investigar?

💡 5 Respostas

User badge image

Maykon de Lima Bessa

Djoni Filho... por ser um órgão mais estruturado, deveria fazer investigações (opinião) - sei que não é legalmente aprovado - e, em razão da norma ser positivada, e os órgãos da administração pública só poderem fazer aquilo que esta na lei, logo, este não pode investigar. O que poderia acontecer seria uma emenda constitucional - legalizando - mas todos sabem que na prática o MP atua, sem dúvida, quanto à investigação.

Agradeço pela participação. Gosto muito de colorcar temas polêmicos para ver as diversas opiniões e posicionamento doutrinário.

4
Dislike0
User badge image

Djoni Filho

Legalmente ele não teria essa prerrogativa, uma vez que ele é o fiscal da lei e, portanto, fazer investigação e ao mesmo tempo acusar seria uma violação do princípio da imparcialidade.

 

Mas não só ele atua na investigações no inquérito policial como, muitas vezes, elabora seu próprio inquérito (que alguns chamam de civil ou ministerial).

 

2
Dislike0
User badge image

NATAN Santos

O Supremo Tribunal Federal se deparou com esse tema e disse que o Ministério Publico como é titular da Ação Penal teria Implicitamente o poder de investigar, é uma teoria americana, do Direito Comparado chamada de TEORIA DOS PODERES IMPLÍCITOS, que resumidamente é o "quem pode o mais, então pode o menos". O procedimento Investigatório usado pelo MP para atuar é o chamado PIC (PROCEDIMENTO INVESTIGATÓRIO CRIMINAL) e está previsto na RESOLUÇÃO nº 13 DO Conselho Nacional do Ministério Público de 2013. Quem tiver interesse deve dar uma olhada, principalmente quem quer fz concurso pro MP.

 

Espero ter ajudado!!!

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais