Buscar

Calúnia, injúria ou Difamação? Fundamente sua resposta!

João, mestre de obra, é contratado para realizar uma obra na residência de Pedro. Após a realização da mesma, Pedro dá falta de um cerrote. Sem mencionar o ocorrido do cerrote, Pedro passa a falar a todos de seu circulo de amizade que João é um baita LADRÃO, mais tarde encontra o cerrote e se dá de conta que João não teve contato com o cerrote. Pedro comete o crime de Calúnia, Injúria ou difamação? Fundamente sua resposta.

💡 7 Respostas

User badge image

Eber Matheus Fontoura Gomes

 " Pedro dá falta de um cerrote. Sem mencionar o ocorrido do cerrote, Pedro passa a falar a todos de seu circulo de amizade que João é um baita LADRÃO..." 

CALÚNIA

Pedro não mencionou que o cerrote sumiu, mas contou a seus amigos que joão seu mestre de obras é um 'baita ladrão'. Dessa forma pedro agiu contra a honra de João, denegrindo sua imagem, e vindo a intervir em seus trabalhos futuros.

2
Dislike0
User badge image

mano marcos nero

Todas ferem a honra, mas...
Calúnia: imputar, FALSAMENTE, a alguém a pratica de um alguma coisa tipificada no CP, ou seja determinada. Afeta a honra no sentido objetivo, a prática de um fato determinado. Fulano, tu furtou a minha bicicleta;

Difamação: dizer que alguém praticou ato tipificado, que não o fez. Também tem de ser uma imputação falsa. Eu esapalho no bairro que o Fulano furtou minha bicicleta;

Injúria: dizer algo depreciativo, afeta a honra no sentido subjetivo (o que o indivíduo pensa, o conceito que tem de sí mesmo). Eu digo que o Fulano é um ladrão. Não importa se espalho ou falo somente pra ele, o que interessa é que "ser ladrão" não é tipificado no CP, logo é injúria.

1
Dislike0
User badge image

Gustavo Leistner

entendo ser crime de injúria 

 Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro:

        Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

segundo Pedro Lenza injúria diz respeito a honra subjetiva, ao sentimento em que cada um tem de si a respeito de seus atributos físicos, morais ou intelectuais. Afeta a auto estima da vítima.

chamar alguém de ladrão ofende a dignidade da pessoa aos atributos morais, também ofende chamar de safado, vagabundo, golpista, etc..

No caso exposto o crime praticado é de Injúria, entretanto, esse crime só se consuma no momento em que a vítima toma conhecimento da ofensa, se a vítimanão toma conhecimento não haverá ação penal por ser crime de ação penal privada.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais