Buscar

Porque não temos monossacarídeos com menos de 3 carbonos?

💡 4 Respostas

User badge image

Brunno Macedo

Considerando a definição química de carboidratos como poliidroxicetonas e poliidroxialdeídos, bem como levando em consideração a etimologia da biomolécula (carbonos hidratados), uma molécula com dois carbonos não atenderia a esta definição. Tendo em mente que um dos carbonos corresponderia apenas ao grupo funcional e o outro deverá conter hidroxila para que não seja apenas um aldeído (Etanal ou acetaldeído) ou que não exista, visto que cetonas são assim descritas por possuírem carbonila no carbono secundário tendo no mínimo três carbonos.
Resumindo, por questões conceituais e estruturais, o mínimo número de carbonos para ser considerado um glicídio é três.
Espero ter ajudado, cheguei nessa conclusão sozinho e me pareceu plausível.

3
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Monossacarídeo: são açúcares simples, que não sofrem hidrólise, de fórmula geral Cn (H2O)n, cujo valor de n varia de 3 a 7. Todos os monossacarídeos tem um carbono quiral (é quando o carbono está ligado à 4 ligantes diferentes).

Se existisse um monossacarideo com menos de 3 carbonos, não teria na fórmula um carbono quiral, e também haveira a sempre um elemento com sobra de eletron. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais