Buscar

Há um grupo de autores entre o século xvIII e XIX que tiveram uma reação conservadora. Por essa razão são chamados, por vezes, de profeta do passado.

Quais são eles?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Os conservadores que foram chamados profetas do passado construíram suas obras contra a herança dos filósofos iluministas. A inspiração desses “profetas” era a sociedade feudal, com sua estabilidade e acentuada hierarquia social (não defendiam propriamente o capitalismo por sua faceta industrial e financeira). Eles responsabilizavam os iluministas e suas ideias como desencadeadores da Revolução de 1789 (um castigo de Deus à humanidade, segundo tais conservadores).

Os conservadores eram defensores fervorosos das instituições religiosas, monárquicas e aristocráticas, que se encontravam em processo de desmoronamento, e consideravam as crenças iluministas como aniquiladoras da propriedade, da autoridade, da religião e da própria vida. Julgavam a época moderna era dominada pelo caos social. A Revolução de 1789 era o último elo dos acontecimentos iniciados com o Renascimento, a Reforma Protestante e a Era da Razão.


Esses pensadores eram: Edmund Burke, Joseph de Maistre, Louis de Bonald.

Eles constituíram um ponto de referência para os pioneiros da sociologia, interessados na preservação da nova ordem econômica e política que estava sendo implantada na Europa daquela época. Eles deram o pontapé inicial no positivismo.


O positivismo foi uma reação intelectual conservadora às transformações desencadeadas pela Revolução Francesa e Industrial, transformações que não eram previstas pelos filósofos e intelectuais (urbanização, miséria, suicídio, epidemias, etc.).

Novos pensadores conservadores construíram suas obras contra a herança iluminista. O positivismo tinha a intenção de construir uma nova coesão social, uma nova sociedade saudável sob o solo de instituições fortes como a família, a religião e o grupo social.

1
Dislike0
User badge image

Simone Braghin

Em qual país? E em qual campo de estudos? Antropologia, Sociologia, Ciência Política? 


Não tem uma perspectiva ontológica exposta nas aulas como guia?

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais