A maior rede de estudos do Brasil

quais são as etapas do LNT?


4 resposta(s)

User badge image

Thaiane Martins Henrique da Silva

Há mais de um mês

O levantamento de necessidades de treinamento constitui a primeira etapa do treinamento e corresponde ao diagnóstico preliminar do que deve ser feito. Este serve para localizar, identificar as necessidades e carências de treinamento, seja na organização como um todo, seja em uma unidade organizacional ou ainda em determinada e específica atividade.

O levantamento de necessidades de treinamento constitui a primeira etapa do treinamento e corresponde ao diagnóstico preliminar do que deve ser feito. Este serve para localizar, identificar as necessidades e carências de treinamento, seja na organização como um todo, seja em uma unidade organizacional ou ainda em determinada e específica atividade.

User badge image

Bianca Pereira

Há mais de um mês

Como funciona o LNT

Um Levantamento de Necessidades de Treinamento é feito em etapas, para avaliar cada colaborador de maneira individual e também a equipe de uma maneira geral. Com esse levantamento, a gestão pode:

  • Antecipar problemas;
  • Otimizar o trabalho desenvolvido;
  • Aumentar o rendimento da companhia;
  • Investir nas pessoas, que são essenciais para a empresa.

Geralmente, o LNT é realizado por uma equipe de treinamento em todos os departamentos da empresa. Mas algumas observações podem ser de responsabilidade do gestor de cada equipe.  Ele acompanha o dia a dia dos funcionários, por isso, é a pessoa mais indicada para avaliar a necessidade de um treinamento.

Durante o processo, é fundamental dialogar com os gestores, líderes e colaboradores. Se você deseja colocar esta ação em prática, veja 5 etapas básicas e muito importantes para se fazer um LNT:

1. Faça um levantamento dos dados demográficos

Se você ainda não realizou um levantamento dos dados demográficos da sua equipe, tire um tempo para saber de uma forma simples os perfis dos seus funcionários. Liste a quantidade de cargos de gestão e de cargos operacionais, a quantidade de homens e mulheres, o tempo que cada colaborador está na empresa, quais as escalas de trabalho, qual a escolaridade e formação de cada um, e quais treinamentos foram dados anteriormente para cada equipe.

Com essa organização, você já terá elementos importantes para iniciar um Levantamento de Necessidades de Treinamento.

2. Faça pesquisas e avaliações

Realize avaliações de desempenho, auto avaliações, mantenha uma comunicação permanente com os gerentes e gestores e faça também avaliações mais técnicas, como questionários e testes de conhecimento.

Avaliações de desempenho mostram se a equipe realmente precisa ou não de um novo treinamento, se as funções dos colaboradores estão sendo executadas de forma correta e também contribui para definir se o treinamento deve ser individual ou direcionado a um setor, por exemplo.

Quando for aplicar questionários para os seus colaboradores, ofereça a possibilidade de anonimato, assim, eles irão contribuir de uma forma mais leve e verdadeira com a empresa, oferecendo um feedback à gestão, positivo ou não. Mas de qualquer forma, a criação de questionários possibilita mudanças benéficas para a empresa como um todo.

Outra dica importante é fazer testes para avaliar o conhecimento teórico, prático e técnico dos seus colaboradores. Crie o hábito de realizar essa atividade periodicamente e procure aplicar testes sobre algum tema específico, eles serão suficientes para trazer resultados mais eficientes.

3.Invista na capacitação da sua equipe

Treinamentos são feitos sempre com o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho. Mas investir em outras soluções também é importante para os colaboradores e para a empresa em si. Experimente políticas de incentivo para valorizar e motivar os seus funcionários, veja se eles se interessam em realizar trabalhos com coachings por exemplo, especialistas que preparam os profissionais, de forma individual ou em grupo, para atingirem objetivos pessoais e sucesso profissional.

Com seu time trabalhando unido e gerando resultados positivos, sua empresa poderá investir apenas em treinamentos para aperfeiçoar e corrigir pontos específicos.

4. Envie relatórios

Quando sua companhia passar por mudanças em processos ou regras, é extremamente importante que as pessoas estejam preparadas ou sejam avisadas sobre as alterações. Não deixe de enviar relatórios para os seus colaboradores, independente da função que exercem ou da área em que eles trabalham dentro da empresa. Envie e mails informando mudanças como reclamações, desligamentos e rotatividade de funcionários.

Se você não tem o hábito de informar o seu time, quando começar a exercê-lo receberá feedbacks positivos e evitará reuniões ou treinamentos desnecessários.

5. Use a tecnologia

Parece óbvio, mas utilizar a tecnologia para otimizar e automatizar os processos da sua empresa é essencial, independente de qual seja o segmento de mercado que você atue. Opte por ferramentas que facilitem sua gestão e elimine procedimentos manuais. Pesquise formas modernas de acompanhar o desenvolvimento da sua equipe e o funcionamento dos seus futuros treinamentos.

Identificar se um treinamento é necessário deve ser uma preocupação permanente. Então se reúna com os gestores e comece um Levantamento de Necessidades de Treinamento com a sua equipe, foque nos seus funcionários e utilize as nossas dicas para descobrir qual a forma mais prática de transformar o seu negócio através de treinamentos.

Mas não pense que todos os funcionários devem receber o mesmo treinamento, existem formas diferentes e específicas de treinar cada grupo. Os colaboradores podem receber um treinamento após a contratação, durante o período de experiência, para planos de desenvolvimento de carreira ou para mudanças significativas dentro da empresa

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes