Buscar

Defina Neuronios e Neuroglias?

💡 2 Respostas

User badge image

Indianara Tercioti

Neurônios: células nervosas, cuja função é a condução dos impulsos nervosos. São as unidades básicas do sistema que processa as informações e estímulos no corpo humano. Neuroglias são células constituintes do sistema nervoso, juntamente com os neurônios, são menores e apresentam-se em maior número que os neurônios. Agem isolando os neurônios um dos outros, evitando interferências na condução do impulso nervoso; levam substâncias nutritivas, regulam composição química dos líquidos intercelulares, removem excretas e fagocitam restos celulares.
2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os neurônios são células nervosas, que desempenham o papel de conduzir os impulsos nervosos. Estas células especializadas são, portanto, as unidades básicas do sistema que processa as informações e estímulos no corpo humano.


Os neurônios possuem três partes principais: dendritos (onde ocorre a recepção das informações, é parte receptora do neurônio); corpo celular (responsável pela integração das informações) e axônios (transporta o impulso nervoso de um neurônio para outro ou de um neurônio para uma glândula ou fibra muscular).


Neuroglias são células que junto com os neurônios constituem o tecido nervoso. Apresentam-se menores e em maior número que os neurônios e possuem diferentes formas e funções.


Além de sustentar e produzir mielina, as células da glia agem isolando os neurônios uns dos outros, evitando assim interferências na condução do impulso nervoso. São também as células da glia que levam substâncias nutritivas, regulam a composição química dos líquidos intercelulares, removem excretas e fagocitam restos celulares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais