Buscar

Como o fluxo da via das pentoses-fosfatos é alterado em resposta à necessidade de NADPH ou de Ribose-5-fosfato?

💡 4 Respostas

User badge image

Estudante PD

Vale ressaltar que nesse ciclo não há produção de ATP, somente de NADPH (que pode ser utilizado na cadeia respiratória para produção de ATP) e pentoses ( Ribose e Desoxirribose).
1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Para formar a Desoxirribose (do DNA), a Ribose passa por uma óxido redução, onde um grupo OH da Ribose é substituído pelo átomo de H, no carbono 2. Espero ter ajudado-a. Atentamente, Francisco Costa.
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A via das pentoses-fosfato (também chamada de via do fosfogluconato e a derivação da hexose monofosfato ) é uma via metabólica paralela à glicólise . Gera NADPH e pentoses ( açúcares de 5 carbonos ) bem como ribose 5-fosfato , o último um precursor para a síntese de nucleotídeos.


Embora envolva a oxidação da glicose , seu papel principal é anabólico e não catabólico . A via é especialmente importante nos glóbulos vermelhos (eritrócitos). Existem duas fases distintas no caminho. A primeira é a fase oxidativa , na qual o NADPH é gerado, e a segunda é a síntese não oxidativa dos açúcares de 5 carbonos. Para a maioria dos organismos, a via das pentoses fosfato ocorre no citosol ; nas plantas, a maioria das etapas ocorre em plastídios .


Semelhante à glicólise , a via das pentoses-fosfato parece ter uma origem evolutiva muito antiga. As reações desta via são principalmente catalisadas por enzimas em células modernas, no entanto, elas também ocorrem não-enzimaticamente sob condições que replicam as do oceano arqueano , e são catalisadas por íons metálicos , particularmente íons ferrosos. Isso sugere que as origens do caminho podem remontar ao mundo pré-biótico.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais