Buscar

Existe determinismo geográfico e biológico?

determinismo geográfico existe? e o biológico?

💡 6 Respostas

User badge image

Juristas Direito Fmb

Em antropologia, determinismo biológico é a doutrina que afirma que o agir humano é determinado por variáveis biológicas, negando o livre arbítrio dos homens, já que todas as vontades e ações não são livres, mas sim resultado de mecanismos biológicos.
Os antropólogos acreditam que as diferenças genéticas não são determinantes nas diferenças culturais, ou seja, é no ambiente, na história cultural de cada grupo, que se favorecem de alguma forma determinadas atitudes. Também acreditam que não existe determinação biológica em relação à atividades atribuídas aos dois sexos, na verdade elas são determinadas culturalmente. Conforme os antropólogos, os dois sexos agem diferentemente não em função de seus hormônios, mas a partir de uma educação diferenciada. Existe, também, o determinismo genético, que afirma que uma pessoa é, em todos os seus aspectos, determinada pelo genoma. Os antropólogos, contudo, parecem completamente convencidos de que as diferenças genéticas não são fatores determinantes das diferenças culturais.
No sentido científico, o Determinismo geográfico é a concepção segundo a qual o meio ambiente define ou influencia fortemente a fisiologia e a psicologia humana, de modo que seria possível explicar a história dos povos em função das relações de causa e efeito que se estabeleceriam na interação natureza/homem. Mas, como esse tipo de pensamento já existe desde a Antiguidade Clássica, o mais correto é designá-lo pela expressão determinismo ambiental, posto que a geografia só se constituiu como ciência no século XIX.
Alguns antropólogos refutaram o determinismo geográfico, alegando que ele possui limitações quanto aos fatores culturais, sendo possível coexistir várias culturas em um mesmo tipo de ambiente físico.

3
Dislike0
User badge image

Luís Otávio Brito

O "Determinismo geográfico" aplica a ideia de que o ser humano é moldado influentemente pelo meio em que vivemos, essa idéia tambem segue na corrente Determinista da Antropologia. Posso citar como exemplo os pensamentos de mutabilidade da cultura de Roberto da Mata...

Já o determinismo biológico atribui qualidades ou defeitos à etnia do sujeito, sendo uma idéia falha e por vezes até preconceituosa.

 

 

2
Dislike0
User badge image

Aline Lopes

Existe sim, matéria estudada em Antropologia jurídica.

Determinismo geográfico - O homem é moldado pelo meio em que vive.

Determinismo biológico - atribui caracteristicas perante a sua crença.

2
Dislike3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais