Buscar

Escreva sobre a via das pentoses fosfato.

💡 2 Respostas

User badge image

Maria Mayara

via da pentoses fosfato é uma rota catabólica alternativa de oxidação da glicose-6P, que ocorre no citosol, sem gerar atp.

Acontece no figado, glandulas mamarias, tecido adiposo e cortex adrenal.

Possui duas via: Oxidativa e não oxidativa.

Oxidativa: é irreversivel, a G6P é convertida pela G6P desidrogenase em R5P (para formação de acidos nucleicos) e NADPH (para biosinteses de acidos graxos).

Não Oxidativa: A cada 1 Ribose-5-fosfato são produzidas 2 NADPH, sempre que houver excesso de R5P serão usados para forma compostos da via glicolitica que são: Gliceraldeildo 3P e Frutose 6P.

 

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Uma das principais fontes de energia é a glicose. Nos animais, a maioria da glicose é catabolizada por um complexo processo que transforma uma molécula de glicose em piruvato, produzindo adenosina-trifosfato (ATP). Tal processo é denominado de glicólise.


Porém, além da glicólise, existem outras vias metabólicas nas quais a glicose pode ser catabolizas. Neste contexto, merece destaque a via das pentoses-fosfato.


De forma resumida, a via das pentoses-fosfato consiste em um processo de oxidação da glicose-6P, produzindo citosol sem gerar ATP, mas gerando NADPH, que também é muito importante para as células, visto é uma molécula com grande poder redutor, possibilidade diversos fenômenos bioquímicos.


A via das pentoses é caracterizada por possuir duas fases: fase oxidativa e fase não oxidativa. Na fase oxidativa, as moléculas de glicose-6-fosfato são oxidadas por moléculas de NADP\(^+\) e pela enzima glicose-6P desidrogenase, acarretando na produção de moléculas de NADPH e 6-fosfato-gliconato.Todavia, as moléculas de 6P-gliconato também estão submetidas à oxidação e, em consequência, produzem moléculas de gás carbônicos, ribulose-5-fosfato e mais moléculas de NADPH. Em seguida, inicia-se a fase não oxidativa, onde a ribulose-5-fosfato, por isomerização, torna-se ribose-5-fosfato. Nesse momento, uma parcela da ribose-5-fosfato continua se isomerando, produzindo a xilulose-5-fosfato. A seguir, as duas pentoses pentoses se reciclam e geram novas moléculas de glicose-6-fosfato, que, por sua vez, pode ser empregada tanto na via de pentoses quanto nas vias de metabolismo da glicose.


Portanto, o processo da via das pentoses-fosfato resume-se no seguinte ciclo:

  1. 6 moléculas de glicose-6P entram no ciclo;
  2. 6 moléculas de CO2 são produzidas;
  3. 6 moléculas de pentose-5P são formadas;
  4. As pentoses-5P se reorganizam, se reciclam, e geram 5 moléculas de glicose-6P.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais