Buscar

Quais as regras norteiam o exercício da competência concorrente (art. 24), estabelecidas na Constituição da República?

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

Oi Juliana, Tudo bem?

Vamos lá!

Vamos recordar como funciona essa “concorrência legislativa” entre a União, os Estados e o Distrito Federal. Na legislação concorrente, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais (art. 24, § 1º). Significa dizer que caberá à União, apenas, fixar as diretrizes, as regras gerais sobre as respectivas matérias, no tocante aos demais entes federados. A competência da União para legislar sobre normas gerais não exclui a competência suplementar dos Estados (art. 24, § 2º). O fato de a União estabelecer as normas gerais não impede que os estados suplementem a legislação federal, expedindo normas específicas, desde que, evidentemente, não haja desrespeito por parte dos estados a essas normas gerais expedidas pela União. Vale dizer: os estados poderão suplementar as normas gerais expedidas pela União, desde que não as contrariem. Inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercerão a competência legislativa plena, para atender a suas peculiaridades (art. 24, § 3º). Significa dizer que a omissão da União quanto à expedição das normas gerais não impede a atuação dos estados. A atuação dos estados não depende da edição prévia de lei federal sobre normas gerais. Ao contrário: diante da inexistência de lei federal de normas gerais poderão os estados legislar plenamente sobre a respectiva matéria. Vale dizer: a omissão da União quanto à expedição de normas gerais implica competência legislativa plena para os estados editarem suas próprias leis sobre a matéria, para o atendimento de suas peculiaridades. A superveniência de lei federal sobre normas gerais suspende a eficácia da lei estadual, no que lhe for contrário (art. 24, § 4º).

Espero ter ajudado, bons estudos!

2
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

As regras estão previstas nos próprios parágrafos do artigo em questão.

A competência da União, para tais matérias, é limitada ao estabelecimento de normas gerais. Os Estados têm a prerrogativa de estabelecerem normas específicas a respeito destes temas.

Quando não existir lei federal, os Estados estão autorizados pela Constituição a exercer competência legislativa plena, visando atender suas peculiaridades.

No entanto, a superveniência de lei federal sobre normas gerais suspende a eficácia da lei estadual, no que lhe for contrário.

"§ 1º No âmbito da legislação concorrente, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais.

§ 2º A competência da União para legislar sobre normas gerais não exclui a competência suplementar dos Estados.

§ 3º Inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercerão a competência legislativa plena, para atender a suas peculiaridades.

§ 4º A superveniência de lei federal sobre normas gerais suspende a eficácia da lei estadual, no que lhe for contrário."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais