Buscar

Como são fixadas as normas de cooperação necessárias ao exercício da competência material comum ?

💡 2 Respostas

User badge image

Giovanna

Juliana, boa noite, por gentileza, especifique melhor sua pergunta. A que  âmbito essas normas? 

Pergunto para melhor responder o que necessitas.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

De acordo com o parágrafo único do artigo 23 da Constituição, tais normas deverão ser fixadas através de Lei Complementar. 

"Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:

[...]

Parágrafo único. Lei complementar fixará normas para a cooperação entre a União e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, tendo em vista o equilíbrio do desenvolvimento e do bem-estar em âmbito nacional."

Para iniciar o processo legislativo, qualquer membro ou Comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, o Presidente da República, o Supremo Tribunal Federal, os Tribunais Superiores, o Procurador-Geral da República e os cidadãos poderão apresentar o projeto de Lei Complementar que fixe normas de cooperação.

A tramitação sempre se processará nas duas Casas Legislativas e retornará à Casa iniciadora em caso de oferecimento de emendas pela Casa revisora (art. 65, parágrafo único).

A Câmara dos Deputados conferiu aos projetos de lei complementar a deliberação em dois turnos de discussão e votação.

Aprovado por maioria absoluta (art. 69, CRFB), o projeto é enviado para o Presidente que poderá sancioná-lo ou vetá-lo, total ou parcialmente (art. 66, CRFB).

No caso de aposição de veto, o projeto vetado integralmente ou a parte vetada retornará ao Congresso Nacional para reexame da matéria em sessão conjunta, com vistas à confirmação ou não do veto (art. 66, § 4º). Ocorre que o quorum para rejeitar o veto presidencial é o mesmo exig

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais