Buscar

A amnésia pode ocorrer na lesão do:

A amnésia pode ocorrer na lesão do: a) lobo temporal posterior b) hipotálamo bilateral c) lobo temporal anterior d) hipocampo bilateral e) lobo frontal posterior

💡 2 Respostas

User badge image

Manu Rossigno

Área da Memória: responsável pela memória dos fatos recentes (hipocampo), como dos fatos antigos (corpo mamilar e giros do lobo temporal medial). Lesões podem causar amnésia lacunar ou total (como no TCE). Na epilepsia, o paciente pode experimentar sensações de deja vu (parece conhecer um lugar onde nunca esteve) ou jamai vu (não reconhece lugares familiares).

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A resposta correta é letra D)Hipocampo bilateral.


hipocampo é uma estrutura encontrada nos lóbulos temporais do cérebro dos seres humanos, tanto do lado direito quanto do lado esquerdo, abaixo da superfície cortical. Ele possui formato curvado com secções coronais, possuindo uma forma que remete a um cavalo marinho, sendo esta semelhança a origem do seu nome: a junção das palavras gregas “hipo” para o cavalo e os “kampos” para o mar. Pode ser considerado o principal local de armazenamento temporário da memória, principalmente a memória a longo prazo. Faz parte do Sistema límbico, que é o conjunto de estruturas responsáveis pelo sentimento. O hipocampo é vascularizado pelas artérias hipocampais.

Ele é primordial para transformar a memória de curto prazo em memória de longo prazo. Quando uma pessoa sofre uma lesão no hipocampo, ela fica impossibilitada de criar novas memórias, passando a ter a impressão de estar num lugar desconhecido constantemente. Suas novas experiências não são armazenadas, mesmo que as lembranças mais longínquas estejam íntegras.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais