Buscar

Materialismo Histórico dialético

Por favor eu gostaria de uma explicação básica sobre o conceito do Materialismo Histórico dialético.

💡 1 Resposta

User badge image

Welton Barreto

O materialismo designa um conjunto de doutrinas filosóficas que, ao rejeitar a existência de um princípio espiritual liga toda a realidade à matéria e a suas modificações. 

O materialismo histórico é uma tese do marxismo, segundo a qual o modo de produção da vida material condiciona o conjunto da vida social, política e espiritual. É um método de compreensão e análise da história, das lutas e das evoluções econômicas e políticas. 

O materialismo histórico é uma abordagem metodológica ao estudo da sociedade, da economia e da história. 

A análise materialista histórica parte da questão de que a produção, e a troca dos produtos, é pilar de toda a ordem social; existente em todas as sociedades que desfilam pela história. Sendo assim, a repartição destes produtos, aliada com ela à divisão dos homens em classes ou camadas, é determinada pelo o que e como a sociedade produz e pelo modo de trocar as suas mercadorias[3]. 

Sobre a dialética temos que os elementos do esquema básico do método dialético são a tese, a antítese e a síntese. 

A tese é uma afirmação ou situação inicialmente dada. A antítese é uma oposição à tese. Do conflito entre tese e antítese surge a síntese, que é uma situação nova que carrega dentro de si elementos resultantes desse embate. A síntese, então, torna-se uma nova tese, que contrasta com uma nova antítese gerando uma nova síntese, em um processo em cadeia infinito. 

“As relações sociais são inteiramente interligadas às forças produtivas. Adquirindo novas forças produtivas, os homens modificam o seu modo de produção, a maneira de ganhar a vida, modificam todas as relações sociais. O moinho a braço vos dará a sociedade com o suserano; o moinho a vapor, a sociedade com o capitalismo industrial[4]”. 

Onde surgiu o Materialismo Histórico Dialético? 

Na Europa ocidental. 

Quando surgiu o Materialismo Histórico Dialético? 

O Materialismo Histórico Dialético surgiu a partir da publicação do Manifesto Comunista de 1848 , por Karl Marx e Friedrich Engels (porém, Marx já apresentara seus traços em 1847, em sua obra “A Miséria da Filosofia”). 



Essa tese foi formulada e utilizada também em outros livros de Marx (O 18 do brumário de Luis Bonaparte e O capital) e de Friedrich Engels (Socialismo utópico e socialismo científico), e por Rosa Luxemburgo e Lênin. 



Como surgiu o Materialismo Histórico Dialético? 

Através do pensamento marxista-socialista expresso nos livros que foram publicados por Marx e Engels (em contraposição ao surgimento da sociedade capitalista-industrial do século XIX). 



Por que surgiu o Materialismo Histórico Dialético? 

O Materialismo Histórico Dialético surgiu, pois se percebeu a necessidade de um pensamento que aferisse a realidade de modo diferente, e em oposição, à concepção idealista da história (vale dizer que Marx tentava superar Hegel - dialética do Idealismo - e Feuerbach - dialética materialista com preservação de valores cristãos) embora adotando o mesmo método dialético (de ambos). 

Espero que te ajude

7
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais