Buscar

Como observar o caráter normativo dos princípios constitucionais?

Segundo Bobbio, a norma se diferencia da moral pela figura da sanção institucionalizada. Se é difícil visualizarmos sanção nos princípios, como observar o caráter normativo dos princípios constitucionais?

💡 1 Resposta

User badge image

Welton Barreto

 Os princípios eram tidos como normas meramente programáticas e, como tais, destituídas de imperatividade e aplicabilidade imediata.  Expressavam, assim, comandos-valores que tinham como destinatário principal o legislador,  a quem competia  o exercício do juízo discricionário acerca do tempo e  dos meios utilizados para a sua realização.

O reconhecimento de normatividade aos princípios e sua distinção qualitativa em relação às regras  é um dos símbolos do pós positivismo. Princípios não são, como as regras, comandos imediatamente descritivos de condutas específicas, mas sim normas que consagram determinados valores ou indicam fins públicos a serem  realizados por diferentes meios.

Os princípios, além de ser a referência lógica do sistema por consagrarem valores ou indicam interesses públicos a serem realizados, tem o propósito de orientar a criação das regras jurídicas,  servem de critério para determinar o alcance o sentido das  demais espécies normativas e devem ser observados por todos  em consonância com as possibilidades jurídicas e reais existentes, o que evidencia o seu caráter normativo.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais