Buscar

hipertensao arterial por tumor de renina

hipertensao arterial por tumor de renina
um paciente com hipertensao grave (185/110 mmhg) é encaminhada ao seu consultorio. A investigacao por imagens de ressonancia magnetica mostra um tumor no rim e os achados de laboratorio incluem uma atividade muito alta da renina plasmatica de 12g de angiotensina 1ml/h (norma = 1). O diagnostico é um tumor secretor de renina.
A partir do caso exposto, responda:
1- Voce esperaria encontrar alterações na concentraçao de aldosterona plasmatica? porque?
2-Qual a alteração na concentraçao plasmatica de potassio é esperada?
3-Quais sao os dois principais sistemas de controle que garantem a homeostase da pressao sanguinea? Explique cada um deles identificando onde ocorreu a alterção que provavelmente desencadeou a hipertensao no paciente citado.

💡 2 Respostas

User badge image

Rodrigo Irikura

1- A angiotensina se dirige as suprarrenais onde estimula a sintese de aldosterona, logo, o aumento de angiotesina ocasionará no aumento de aldosterona

2- A concentração de potássio estará diminuída uma vez que a aldosterona age sobre os canais de sódio/potássio/ATPase estimulando a reabsorção de sódio e a filtração de potássio

3- Há diversos reguladores da pressão arterial, dentre eles, o sistema renina-angio II- aldosterona que é ativado quando há a necessidade de reter líquido ou elevar a pressão, contudo como há uma liberação elevada ocorrerá a hipertensão.

O feedback tuberoglomerular no qual com a diminuição do fluxo devido ao aumento da pressão coloidosmótica, haverá uma reabsorção maior de sódio e água, causando aumento da pressão.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A função principal da substância aldosterona é manter o volume extracelular de fluidos através da conservação de sódio corporal. Quando há redução do sódio extracelular a diminuição do volume de plasma e do fluido fora das céluas decresce o fluxo e pressão de perfusão renais, detectado pelas células justaglomerulares dos rins que, como resposta, mandam a renina para a circulação periférica. A renina, por sua vez, converte o angiotensinogênio em angiotensina I que é quebrada em seguida pela enzima de conversão da angiotensina , sendo o pulmonar o mais importante , dando origem a angiotensina II.


1. Da explicação acima, eu esperaria sim encontrar alterações na concentraçao de aldosterona plasmática porque o paciente está com um tumor secretor de renina e esta, por sua vez, é ativada quando há baixas concentrações de sódio no sangue o que implica que há baixa concentração de aldosterona uma vez que ela é a responsável pela conservação de sódio extracelular.


2.  Como o principal condicionante da atuação da aldosterona é o potássio ( sua secreção é aumentada quando aumenta os níveis de potássio) e há baixa concentração de aldosterona, implica que há baixa concentração de potássio no sangue.


3.

A homeostase da pressão sanguínea ocorre através da  aldosterona, cuja principal função é a reabsorção de sais de Na+ e K+. Esse mecanismo homeostático acontece nos rins, ao nível das cápsulas de Bowman.

A secreção de aldosterona pelo rim está sujeita a outro controle independente, por meio de fatores circulantes sendo o  mais importante a angiotensina II, formado, como vimos, pela ação da renina secretada pelo rim. A renina é um mecanismo de feedback negativo. Quando a pressão sanguínea diminui, há um aumento da produção de renina que por sua produzirá a angiotensina, que produzirá a aldosterona, e assim por diante, levando a um aumento da pressão arterial.

Como o paciente está produzindo muita renina, sua pressão sanguínea está muito alta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais