Buscar

Como obter uma escala numérica a partir da escala gráfica

💡 1 Resposta

User badge image

Gabriel Soares

A escala gráfica provavelmente deve estar em km, portanto, cada centímetro no mapa representa determinados km, conforme está na escala. Para transformar um escala gráfica em numérica basta voce pegar o valor do km, multiplicar por 1000 e terá os metros, multiplicando mais uma vez por 100 terá o valor em cm. Coloque o resultado que deu dos centimetros após "1:" (um por) e terás uma escala numérica. 

Escala numérica: é expressa por uma fração, na qual o numerador representa a distância no mapa e o denominador, a distancia real na superfície. 
Uma escala 1:100 000 lê-se “escala um por cem mil”, o que significa que a superfície representada no mapa foi reduzida 100 mil vezes. Nesse caso, então, 1 cm no mapa equivale a 100 000 cm = 1 000 m = 1 km, na realidade. 
Para descobrir a distância real entre dois pontos em um mapa, procedemos da seguinte maneira: 1°) com uma régua medimos a distância que existe entre os dois pontos; 2°) multiplicamos essa distância, em cm, pelo denominador da escala e convertemos, em m ou km, o resultado obtido em cm. 
Ex: 1:100 000, a distância em linha reta entre duas cidades é de 12 cm. Qual a distância real entre as duas cidades? Solução: 12 X 100 000 = 1 200 000 cm (divide-se por 1000 m e divide-se por 100) = 12 km 

Escala gráfica: é uma linha reta graduada (em graus), na qual se indica a relação com as distâncias representadas no mapa.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais