Buscar

diferencie camadas osseas, bem como o que compõe cada uma delas

💡 4 Respostas

User badge image

Polyane Ferreira

Toda a superfície externa dos ossos é envolvida por uma camada de tecido conjuntivo denominada periósteo.

Este é constituído por tecido conjuntivo denso modelado que possui fibroblastos e fibras colágenas dispostas paralelamente entre si e paralelamente à superfície do osso.

Toda a superfície interna dos ossos é revestida por células que em conjunto constituem uma camada denominada endósteo. O endósteo é geralmente uma camada muito delgada, frequentemente formada pela camada de osteoblastos e osteoclastos colocados sobre o tecido ósseo.

O endósteo reveste, portanto, não somente a parede do canal medular, mas todas traves e porções de tecido ósseo esponjoso que há no interior do osso.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Composição celular do tecido ósseo:

-Osteócito: se localizam nas cavidades da matriz óssea. Os osteócitos servem como depósito para determinada quantidade de retículo endoplasmático rugoso, complexo de golgi pequeno e núcleo com cromatina condensada. Os osteócitos tem formato achatado.

-Osteoblasto: têm a função de depósito de fosfato de cálcio e assim integram a mineralização da matriz. Ao passo que entram em alta atividade de síntese, essas céluas ganham formato cuboide, com citoplasma basófilo. Já em estado de atividade reduzida, as mesmas tomam forma achatada e o citoplasma menos basófilo.

-Osteoclasto: são células consideradas volumosas, móveis e bastante ramificadas, contendo citoplasma granuloso, em alguns casos com vacúolos. Elas são pouco basófilas quando jovens e acidófilas quando adultas. Lacunas de howship é o nome dado as lacunas cavadas na matriz óssea pelos osteoclastos. E nessa área onde ocorre a reabsorção óssea.

Divisão do tecido ósseo:

-Osso compacto: É dotado de diversos canais que servem de espaço para nervos e vasos sanguíneos.Entretanto, esse osso é desprovido de espaço medular, mas atua em quase totalmente na diáfise de ossos longos, na periferia dos curtos e nos chatos.

-Osso esponjoso: esse osso é composto por várias trabéculas (que o deixam com aspecto poroso e servindo de espaço para a medula óssea). Esse tipo está presente na área mais profunda da diáfise de ossos longos, no centro de ossos curtos.

Classificação: O tecido ósseo primário (imaturo) é o primeiro tecido localizado em um osso e, posteriormente, é trocado pelo osso elementar. Já o secundário (lamelar) é predominante em adultos, cuja característica principal é ser dotado de fibras colágenas.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Anatomia Humana.


A composição celular do tecido ósseo é:

  • Osteócito: se localizam nas cavidades da matriz óssea. Os osteócitos servem como depósito para determinada quantidade de retículo endoplasmático rugoso, complexo de golgi pequeno e núcleo com cromatina condensada. Os osteócitos tem formato achatado.;

  • Osteoblasto: têm a função de depósito de fosfato de cálcio e assim integram a mineralização da matriz. Ao passo que entram em alta atividade de síntese, essas células ganham formato cuboide, com citoplasma basófilo. Já em estado de atividade reduzida, as mesmas tomam forma achatada e o citoplasma menos basófilo;

  • Osteoclasto: são células consideradas volumosas, móveis e bastante ramificadas, contendo citoplasma granuloso, em alguns casos com vacúolos. Elas são pouco basófilas quando jovens e acidófilas quando adultas. Lacunas de howship é o nome dado as lacunas cavadas na matriz óssea pelos osteoclastos. E nessa área onde ocorre a reabsorção óssea.


Por sua vez, o tecido ósseo divide-se em

  • Osso compacto: dotado de diversos canais que servem de espaço para nervos e vasos sanguíneos. Entretanto, esse osso é desprovido de espaço medular, mas atua em quase totalmente na diáfise de ossos longos, na periferia dos curtos e nos chatos.

  • Osso esponjoso: composto por várias trabéculas (que o deixam com aspecto poroso e servindo de espaço para a medula óssea). Esse tipo está presente na área mais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais