Buscar

quais os pontos que autor olinto pegoraro ressalta como caracterizadores da etica de aristoteles ?

💡 2 Respostas

User badge image

Rodrigo Gama

Para Olinto Pegoraro a ética de Aristóteles pode ser analisada à partir de se aspectos importante e que sinalizam como pano de fundo o mundo antigo: 

O primeiro aspecto considerava a ética como algo natural, uma vez que o ser humano é um animal racional e político, por natureza.

O segundo aspecto considerava que todas as nossas escolhas e decisões visam alcançar um fim, alcançar um bem, ou conforme, diz Aristóteles, “Toda arte e toda investigação assim como toda ação e todo propósito visam a algum bem”. Uma ética finalista ou teleológica que deriva do grego telos, fim, propósito.

O terceiro aspecto considerava que a ética é racional. Para Aristóteles, o intelecto exerce uma função divina (perfeita), a nossa melhor parte, por isso, tudo deve estar subordinado à razão.

O quarto aspecto considerava que a ética vem da natureza. A natureza nos dá a virtude moral que se aperfeiçoa com o hábito. Isso quer dizer que o contexto no qual devemos estudar a ética em Aristóteles é o do mundo antigo em que a ética é considerada um dado natural, visa a um bem, subordina-se à razão e aperfeiçoa-se com o hábito.


4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais