Buscar

Quais são as diferenças estruturais e metabólicas do Amido e da celulose? Qual a importância das mesmas para o organismo?

💡 2 Respostas

User badge image

Luana Gouveia

o amido é digerido pela espécie humana e a celulose não pois não possuímos as enzimas necessárias.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O amido é considerado um polímero natural, pois ele é um polissacarídeo, ou seja, é um carboidrato formado pela união sucessiva de várias moléculas de α-glicose. Na realidade, ele é formado por dois polissacarídeos, amilose e amilopectina, que são constituídos de moléculas de α-glicose, mas são ligeiramente diferentes.

O amido é a principal fonte de armazenamento de energia nas plantas e, por isso, está presente em raízes, frutos, tubérculos e sementes. Entre as principais fontes de amido na alimentação estão batatas, ervilhas, feijões, arroz, milho e farinha. 


A celulose é um carboidrato do tipo polissacarídeo abundante nos vegetais e por isso, comum na natureza. É formada por monômeros de glicose, entre \(15 \) a \(15.000\), unidos por ligações glicosídicas. Assim, a celulose é um polímero de glicose. 

A celulose é o principal componente da parede celular das células vegetais, o que confere rigidez para as plantas. Industrialmente, é processada para produção de papéis e fibras. Ela também pode sofrer outros tipos de modificações e servir para a elaboração de plásticos.


Portanto, o amido é um carboidrato formado pela união de moléculas de glicose. Sua principal função é armazenar energia. Por sua vez, a celulose é um polímero formado por monômeros de glicose cujas principais funções são constituir a parede celular de vegetais e, industrialmente, a produção de papel. 

Fontes:

  • https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/amido.htm. Acesso em 28 de julho de 2018;
  • https://www.todamateria.com.br/celulose/. Acesso em 28 de julho de 2018.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais