Buscar

Sobre a Glicólise descreva: Seus percursores, a 1ª reação da Via, onde ocorre e 2 etapas da regulaçao.

💡 2 Respostas

User badge image

Natally

Glicólise é a quebra da molécula de glicose em duas de piruvato. Ela passa por 10 reações até gerar seu produto final. A reação ocorre no citossol,a primeira etapa é endergônica, ou seja, precia de ATP e é chamada de regulaçao por KM.

Glicose + ATP → Glicose-6-fosfato + ADP

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A glicose é um metabólito fundamental no metabolismo humano, e passaremos um bom tempo nos vários caminhos que estão relacionados com a utilização, armazenamento e regeneração da glicose. O primeiro passo na degradação da glicose é a glicólise, que decompõe a glicose em piruvato. O principal objetivo da glicólise é a geração de energia (ATP). Uma quantidade modesta de ATP é produzida diretamente na glicólise, mas muito mais ATP é formado a jusante da glicólise através da oxidação completa do piruvato.


Um caminho alternativo para a ruptura completa da glicose é a derivação da hexose monofosfato, que produz NADPH em vez de ATP. Tanto o ATP como o NADPH são necessários em todas as células e, consequentemente, tanto a glicólise quanto a derivação da hexose monofosfato são onipresentes.


O glicogênio é uma forma de armazenamento polimérico de glicose, semelhante ao amido, encontrado nas plantas. O glicogênio é mais abundante no fígado e no músculo estriado, embora alguns sejam encontrados em outros tecidos também. O glicogênio é sintetizado quando o suprimento de glicose é alto, e sua degradação ajuda a manter o nível de glicose no sangue quando estamos em jejum.


Quando o glicogênio é depletado, mais glicose é sintetizada a partir do zero na gliconeogênese. Os substratos mais importantes dessa via são os aminoácidos, que são obtidos de uma dieta rica em proteínas - por exemplo, quando nos deliciámos exclusivamente com carne - ou, durante a fome, da quebra da proteína celular, principalmente no músculo esquelético. A gliconeogênese ocorre no fígado e nos rins.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais