Buscar

Porque é que o C na molécula CH3NH2 tem carga parcial positiva mas na molécula CH3MgBr tem carga parcial negativa?

💡 1 Resposta

User badge image

Allan Rodrigues

Pois em relação aos átomos de N e Mg, que estão ligados diretamente ao C, o carbono é menos e mais eletronegativo, respectivamente. Ou seja, quando ligado ao N, o nitrogênio "puxa" os elétrons mais para ele, de modo que o carbono fica deficiente em elétrons (carga parcial positiva); quando ligado ao Mg (magnésio, metal), este tem tendência a "doar" os elétrons para o carbono que fica rico em elétrons (carga parcial negativa).

 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A polaridade das moléculas pode ser identificada de acordo com dois critérios: a diferença de eletronegatividade dos átomos e a geometria molecular.

Se os átomos envolvidos na ligação forem de elementos diferentes, o átomo do elemento mais eletronegativo atrairá mais intensamente os elétrons da ligação para si, ficando, então, com uma carga parcial negativa, e o átomo menos eletronegativo com carga parcial positiva.

O composto CH3NH2, possui o nitrogênio que é um elemento pouco eletronegativo, dessa foma, possuirá um carbono de carga parcial positiva. O composto CH3MgBr possui o magnésio que é um elemento muito eletronegativo, que produzirá um carbono de carga parcial negativa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais